CultureLab • Seminário Internacional

Daniel Conway

How Socrates Became What He Was: The Evolution of a Diagnosis

A 8.ª sessão do Seminário Internacional Nietzsche e os primeiros filósofos gregos estará a cargo de Daniel Conway (Texas A&M University), que fará uma apresentação intitulada “How Socrates Became What He Was: The Evolution of a Diagnosis”.


Este seminário procura explorar o diálogo entre Nietzsche e os primeiros filósofos gregos no período em que foi professor de filologia na Universidade de Basileia. Este é um tema que não tem sido estudado de modo sistemático, ainda que existam alguns contributos decisivos que mostram a sua importância para compreender o pensamento filológico e filosófico nietzschiano. O nosso propósito é o de disponibilizar uma plataforma na qual contribuições de especialistas em Nietzsche e em filosofia antiga possam ser apresentadas, debatidas e complementadas, no sentido de colmatar esta lacuna nos estudos nietzschianos. Tópicos centrais das sessões serão a atividade de Nietzsche como estudioso da doxografia antiga sobre os primeiros filósofos gregos, a sua concepção geral daqueles a quem chamou “filósofos pré-platónicos”, bem como a sua interpretação de alguns destes filósofos. O corpo de textos sob foco ao longo das sessões inclui não só os textos publicados, mas também as lições de Nietzsche, os seus cadernos e correspondência. O seminário é parte integrante das atividades do Grupo de Estudos sobre Nietzsche e do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga. É o resultado de uma colaboração entre o IFILNOVA, o Centre Nationale de Recherche Scientifique e a École Normale Supérieure de Paris. Terá lugar mensalmente a partir de outubro de 2023 e será composto por nove sessões exclusivamente online. Estará aberto a todos os interessados, que se poderão registar para cada uma das sessões contactando os organizadores (plima@fcsh.unl.pt, carlottasantini@hotmail.it).


Org. Paulo Lima (Grupo de Estudos sobre Nietzsche/Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga/IFILNOVA) e Carlotta Santini (CNRS/ENS, Paris)

Próxima sessão

Sessão 9 [última]
19 de junho | 16:00 (Lisboa) | 17:00 (Roma) | para outra localização, clique aqui.


Anne Merker (Université de Strasbourg), “Nietzsche, Heraclitus, and Polemos”


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.