The Financial Image
O trabalho de Bahar Noorizadeh explora a relação entre arte e capitalismo, e as suas entrelaçadas tecnologias morais, sociais e organizacionais. A sua investigação analisa as histórias dos futuros da economia, desde o socialismo cibernético até às finanças neoliberais, bem como as estratégias ativistas contra a financeirização da vida e do espaço habitado, questionando como poderia ser, no presente, uma justiça histórica redistributiva.
No dia 1 de setembro, pelas 19h, na NOVA FCSH (sala B301), Bahar apresentará e discutirá os seus dois filmes mais recentes.
Free to Choose (2023)
Free to Choose é uma ópera de ficção científica financeira (fi-fi), narrada por Milton Friedman, em que o sistema bancário de crédito surge como uma máquina do tempo. Em 1997, na Hong Kong pós-crash económico, Philip Tose, ex-piloto de corridas e CEO de uma empresa insolvente, viaja até ao futuro para pedir um empréstimo ao seu eu mais velho e assim salvar o seu negócio. Free to Choose foi criado em colaboração com o animador Rudá Babau e o grupo de ópera experimental Waste Paper Opera.
Teslaism: Economics After the End of the End of the Future (2022)
Teslaism: Economics After the End of the End of the Future é um jogo musical de corridas na terceira pessoa, protagonizado por Elon Musk e o seu carro autónomo/amante e coach de vida, enquanto seguem em direção a uma assembleia de acionistas num cenário berlinense pós-gamificado. A obra utiliza a recém-construída gigafactory de Berlim como prisma para descrever o surgimento do “Teslaísmo” (sucessor do pós-fordismo), enquanto atualização do sistema de produção e consumo.
Bio
Bahar Noorizadeh é artista, teórica e cineasta. É fundadora e organizadora da Weird Economies, uma plataforma coletiva dedicada a imaginar economias radicais.
A apresentação de Bahar Noorizadeh na NOVA FCSH foi organizada por Erik Bordeleau (CineLab/Arte e Tecnologia). Esta apresentação dará seguimento a “Missed Dialogues”, uma escola de verão de quatro dias (28–31 de agosto), organizada pela Weird Economies em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata, em torno da questão das finanças no Médio Oriente. Mais informações sobre o evento aqui.