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O Fantasma na Máquina: as obras de Ross Lipman

O Grupo de Investigação em Arte e Tecnologia do CineLab apresenta o workshop de dois dias “O Fantasma na Máquina: as obras de Ross Lipman”. O workshop decorrerá de 21 a 22 de setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Torre A, Sala 210), entre as 10h e as 18h.


No seu livro pioneiro de 1967, Arthur Koestler propôs que o impulso humano para a autodestruição é uma codificação antiga que permanece enraizada na consciência contemporânea. À medida que o mundo caminha rapidamente numa aparente marcha em direção à morte, este modelo é mais relevante do que nunca — mas há também leituras mais otimistas da frase que aguardam descoberta. O impulso para a destruição pode ser contrariado pela compaixão e pela visão, e são estas qualidades da experiência humana que se tornarão mais vitais nas próximas décadas.


No decurso do seu trabalho, o cineasta/arquivista Ross Lipman tem ativado o passado numa reinvenção compassiva do presente. Através de uma série de trabalhos que vão do filme ao vídeo digital e aos ensaios performativos, emprega uma gama diversificada de materiais de arquivo em busca da sua essência esquiva, revigorando-os simultaneamente em novas interpretações. Os seus temas vão desde as obras de Samuel Beckett à história do ventriloquismo, passando pelas formas como a própria tecnologia codifica o significado. Este programa inclui uma visão geral do seu trabalho como cineasta, ensaísta e arquivista, com uma especialização em restauro de imagens em movimento.


Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Os seus filmes foram exibidos em todo o mundo e acolhidos por museus e instituições como o Academy Film Archive, Anthology Film Archives, Northeast Historic Film, Oberhausen Kurzfilm Archive, Balazs Bela Studios de Budapeste e Sammlung Goetz de Munique. O seu documentário NOTFILM foi considerado um dos 10 melhores filmes do ano pela ARTFORUM, SLATE e muitos outros.


Antigo restaurador sénior de filmes no UCLA Film & Television Archive, os seus muitos restauros incluem Wanda, de Barbara Loden, Killer of Sheep, de Charles Burnett, The Exiles, de Kent Mackenzie, o documentário vencedor de um Óscar The Times of Harvey Milk, e obras de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Lourdes Portillo, Robert Altman e John Cassavetes. Em 2008, recebeu o prémio Preservation Honors dos Anthology Film Archives e foi três vezes galardoado com o prémio Heritage Award da National Society of Film Critics. Os seus escritos sobre história, tecnologia e estética do cinema foram publicados na Artforum, Sight and Sound e em numerosos livros e revistas académicas.


Os seus restauros mais recentes incluem a obra Bushman, de David Schickele, Household Saints, de Nancy Savoca, Time of the Heathen, de Peter Kass e Ed Emshwiller, The Juniper Tree, de Nietzchka Keene com a participação de Björk, The Innerview, de Richard Beymer, e The Man Without World, de Eleanor Antin. O seu filme mais recente, The Case of the Vanishing Gods (O Caso dos Deuses Desaparecidos), estreou no Festival de Cinema de Locarno no outono de 2021 e foi incluído na lista dos dez melhores filmes de 2022 por Jonathan Rosenbaum.


www.corpusfluxus.org

Comentários ao trabalho de Ross Lipman podem ser encontrados aqui.

Comentários sobre NOTFILM podem ser consultados aqui.


O grupo de trabalho Arte e Tecnologia centra-se na exploração das relações entre as práticas artísticas e o desenvolvimento de novas tecnologias. O seu principal objetivo é analisar criticamente, avaliar e discutir as formas como a aliança entre arte e tecnologia coloca novos desafios e oferece novas formas de responder a questões contemporâneas relacionadas com paradigmas sociais, políticos e económicos, tais como a justiça social, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento económico. O seminário em curso, que faz parte do projeto de investigação “AI, Art, and Archives”, explora modos criativos de ativar arquivos de imagens em movimento, modos e métodos com inteligência artificial, explorações e problematizações destes processos e resultados e, especificamente, investigações do hantológico e do “uncanny” neste contexto. O seminário convida, ao longo do projeto de investigação, investigadores, criadores e educadores a apresentarem diferentes perspetivas e metodologias para as interseções e relações destas três áreas.


Este projeto foi apoiado, em parte, por uma Bolsa de Emergência da Foundation for Contemporary Arts.


Para perguntas, por favor contactar Maile Colbert: mailecolbert@fcsh.unl.pt.