Turbid Media
O seminário de Esther Leslie, que decorrerá de 19 a 21 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian, confronta materiais que sempre existiram, mas que adquirem novos significados. São materiais ligados a novos ambientes tecnológicos — moldados por e em relação à computação em nuvem, ecrãs tácteis, animação CGI, Redes de Coisas, sistemas de visualização sub-perceptuais. Entre estas matérias e estas tecnologias está o humano, mas isso é uma fantasia — o humano é atravessado — feito de e com — estas matérias e estas tecnologias. No contexto da matéria, da qual emana um significado ideológico e poético, e das tecnologias, que são também construções idealistas, é possível produzir um ambiente em que a estética política pode tomar o palco em prol de uma análise crítica, ao contrário do hostil que se infiltra pelo mundo, uma atmosfera toxicamente política. As sessões abrangem substâncias ou matérias e os seus usos, histórias, representações, de modo a produzir uma compreensão da presença digitalmente saturada. As substâncias são o nevoeiro, a espuma, o cristal líquido, o vidro do ecrã tátil, e podemos considerar a história e a genealogia do dispositivo.
Bio
Esther Leslie (Reino Unido) é Professora de Estética Política na Birkbeck, Universidade de Londres. A sua investigação tem-se focado em Walter Benjamin, Theodor Adorno, Siegfried Kracauer, o cinema e fotografia Nazis e o Realismo Socialista Estalinista. Dos livros que publicou, destacam-se The Rise and Fall of Imperial Chemical Industries: Synthetics, Sensism and the Environment (Palgrave Macmillan, 2023) e Dissonant Waves: Ernst Schoen and Experimental Sound in the Twentieth Century (com Sam Dolbear, Goldsmiths Press, 2023).
A inscrição é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis. Por favor, envie um e-mail com um breve currículo para info@problematisingreality.com até 12/06/2024. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. O seminário será conduzido em inglês.
Este seminário é organizado no âmbito da segunda edição de Problematizar a realidade – encontros entre arte e filosofia, que resulta de uma parceria entre o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o CineLab do Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa e a Maumaus / Lumiar Cité. Um conjunto de seis sessões de discussão e quatro seminários que decorrem na Fundação Calouste Gulbenkian e que se focam no momento em que a arte e a filosofia estabelecem diálogos produtivos, propondo abordagens diversificadas sobre o pensamento contemporâneo. Cada sessão de discussão parte da exibição parcial ou integral de obras de arte, acompanhada por uma reflexão conduzida por teóricos, investigadores ou artistas.
Para mais informações, por favor contactar:
Tel + 351 21 352 11 55
info@problematisingreality.com | www.problematisingreality.com | www.facebook.com/ProblematisingReality
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.
Seminários Intensivos