ArgLab
16/10/2024
Figurative language in medical discourse
Chamada para resumos
chamada resumos ifilnova

A revista Patient Education and Counseling (PEC) está aberta à submissão de propostas para uma secção especial sob o tema “Figurative language in medical discourse” (“Linguagem figurativa no discurso médico)”. Esta secção explora a utilização de diferentes ferramentas de enquadramento figurativo (tais como metáforas, analogias, etc.) nas interações médicas.


Editor de Secção: Maria Grazia Rossi (Universidade NOVA de Lisboa)


As dimensões-chave para a exploração de diferentes ferramentas de enquadramento figurativo incluem, mas não se limitam a:


  • o seu papel na compreensão e na tomada de decisões em interações médicas;
  • o seu papel na explicação do jargão médico;
  • as suas utilizações na comunicação de valores e emoções em interações médicas;
  • as suas utilizações na comunicação intercultural;
  • as suas utilizações com doentes desfavorecidos e/ou com doentes com baixa literacia em saúde.

As contribuições devem abordar uma ou mais destas dimensões e fundamentá-las em registos da interação clínica real e do discurso médico através da análise discursiva, da argumentação médica, da análise da conversação, da teoria cognitiva, de abordagens experimentais incluindo a psicologia discursiva.


São particularmente bem-vindas contribuições do sul global.


DATAS IMPORTANTES


Prazo de entrega dos resumos: 10 de novembro de 2024.

Data de notificação: 20 de novembro de 2024.

Prazo para entrega dos artigos completos: 15 de dezembro de 2024.


Para mais informações, por favor contactar Maria Grazia Rossi (mgrazia.rossi@fcsh.unl.pt).


ENVIO DE RESUMOS


Um resumo de 500 palavras (em inglês) deve ser enviado à editora da secção especial por correio eletrónico: mgrazia.rossi@fcsh.unl.pt. Por favor, inclua o título, os nomes dos autores e as afiliações. O editor da secção especial analisará todos os resumos para garantir que se enquadram no âmbito desta secção.


Se o seu resumo for aceite, um artigo completo com um máximo de 4.000 palavras (excluindo resumo, agradecimentos, referências, tabelas, figuras e declarações de conflito de interesses) deve ser enviado até 15 de dezembro de 2024. Tenha em atenção que a sua publicação continua sujeita a revisão por pares. Os autores devem respeitar escrupulosamente as diretrizes da revista relativamente aos tipos de artigos e ao processo de submissão.