Argumentação, Cognição e Linguagem
O Laboratório de Argumentação, Cognição e Linguagem (ArgLab) é uma estrutura de investigação integrada no Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.
O ArgLab contribui para a linha temática do IFILNOVA acerca dos valores e o seu papel nas práticas humanas, desenvolvendo uma perspetiva filosófica sobre os problemas fundamentais do raciocínio e do conhecimento. Para este efeito, o ArgLab investiga questões de vanguarda na teoria da argumentação, na filosofia da mente e da tecnologia, na epistemologia e na filosofia da linguagem. Em todas estas áreas, centra-se no estudo dos valores e das normas em jogo no conhecimento e nos processos de raciocínio, tanto nos seus aspetos linguísticos como cognitivos. Isto inclui a investigação da racionalidade no uso humano da linguagem e da argumentação, bem como o estudo dos valores cognitivos e epistémicos, o papel da mente nas práticas normativas, a ética da “extended mind” e questões aplicadas relacionadas com a ética da tecnologia. O resultado é uma abordagem situada, em que os conceitos filosóficos são desenvolvidos e utilizados como instrumentos de investigação empírica e de intervenção social em contextos sociais particularmente relevantes — educação, ambiente, cuidados de saúde, direito, política e tecnologia.
Graças à sua sólida produção de investigação, aos numerosos projetos (incluindo vários projetos europeus), às atividades em curso e à participação ativa em redes de investigação, o ArgLab tornou-se um centro líder e internacionalmente reconhecido para o estudo da epistemologia, da mente e da argumentação. Para além dos seus 16 investigadores plenamente integrados (pós-docs, bolseiros de investigação, professores) e 4 estudantes de doutoramento, o ArgLab tem uma rede alargada de mais de 20 colaboradores externos. Para além disso, o ArgLab tem acolhido dezenas de jovens investigadores que, com a ajuda das bolsas de média duração que receberam no IFILNOVA, têm contribuído para um estudo interdisciplinar rico sobre conhecimento, argumentação e raciocínio.
O trabalho do ArgLab desenvolve-se em quatro grupos de investigação principais:
- Filosofia da Linguagem e Argumentação (PHILA)
- Filosofia e Argumentação na Sociedade (PAIS)
- Grupo de Investigação Mente, Cognição e Conhecimento (LMCKG)
E ainda a plataforma de investigação transversal: