Instituto
Tendo começado por ser uma unidade de investigação dedicada à Filosofia da Linguagem, o Instituto de Filosofia da Nova foi criado em 1993 e, desde essa data, obteve Excelente em todas as avaliações da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. De 2014 em diante, o Instituto viu crescer o seu nível de internacionalização, quer através do aumento do número de publicações em revistas e editoras internacionais de renome, quer através das várias candidaturas a projetos europeus nas quais foi bem sucedido. Nos últimos anos, o IFILNOVA consolidou o compromisso de investigação com uma única linha temática, tendo alargado, em simultâneo, o número de abordagens aos problemas filosóficos em causa. Consulte aqui os resultados da última avaliação.
O principal objetivo do IFILNOVA é o desenvolvimento de programas de investigação focados na ação humana e na construção de valores ao nível ético, estético e político. De forma a cumprir estes objetivos, o IFILNOVA desenvolve programas de investigação sobre os temas dos valores, da normatividade das regras e da argumentação, direcionados para o estudo, desenvolvimento e investigação de teorias filosóficas e da sua aplicação às práticas e problemas sociais. Neste âmbito, o IFILNOVA tem atingido níveis de excelência nacionais (obteve a classificação de Excelente na última avaliação suscitada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e reconhecimento internacional em áreas como a teoria da argumentação, a pragmática, a história da Filosofia (e mais especificamente, nos estudos sobre Nietzsche e sobre Wittgenstein).
O objetivo do instituto é cumprido a diferentes níveis (desenvolvimento teórico, aplicação, disseminação) através de três estratégias distintas:
- Desenvolvimento e aplicação de novas teorias em terrenos empíricos;
- Desenvolvimento de teorias clássicas e a sua aplicação a outras áreas teóricas;
- Intervenção direta em práticas sociais.
Os laboratórios que constituem o IFILNOVA perseguem o mesmo objetivo definido na linha temática em diferentes áreas de estudo, cada um com a sua estratégia de investigação específica. As atividades de disseminação desenvolvidas pelos Laboratórios são discutidas, coordenadas e geridas pelo Laboratório de Disseminação.
- ArgLab dedica-se ao desenvolvimento e aplicação de teorias filosóficas sobre a teoria da argumentação e a pragmática a campos empíricos (nomeadamente à comunicação em educação, ambiental, médica, legal e política).
- EPLab dedica-se ao desenvolvimento de abordagens filosóficas tradicionais e sua aplicação aos problemas e práticas sociais, tendo como foco, mais especificamente, a ação humana e a construção de valor aos níveis ético e político.
- CineLab dedica-se à aplicação de teorias filosóficas a práticas culturais, tendo como foco, mais especificamente a relação entre cinema e filosofia.
- CultureLab dedica-se ao desenvolvimento de perspetivas filosóficas tradicionais com o objetivo de mostrar as relações com outras áreas teóricas como a literatura e as artes.
- OutLab dedica-se à aplicação dos resultados teóricos desenvolvidos pelos outros Laboratórios, nomeadamente à sua capacidade de intervenção em práticas fundamentais para a sociedades (tais como a educação, os serviços de saúde, os processos de deliberação pública e as atividades culturais).
Uma das prioridades do IFILNOVA é a criação de uma forte rede internacional de investigação. Graças ao trabalho desenvolvido nos Laboratórios do Instituto, esta rede já se encontra em funcionamento e irá sendo consolidada de acordo com o projeto estratégico do Instituto e os objetivos particulares de cada laboratório e projeto de investigação.
- University of Windsor (Canada), Dep. of Philosophy (D. Walton, C. Tindale, H. Hansen)
- University of Amsterdam (NL), Dep. of Speech Communication, Argumentation Theory and Rhetoric (F. van Eemeren)
- University of Groningen (NL), Faculty of Philosophy (E. Krabbe, J. van Laar)
- University of Cambridge (UK). Dept. of Education (F. Maine, S. Hennessy)
- Humbolt University – Dep. of Internet and digitalisation (Prof. E. Elisabeth Mayweg)
- Columbia University – Teachers college (Prof. D. Kuhn)
- Universitat de Barcelona – 1) Dep. of Science education (Prof. G. Garcia Mila); 2) Dept. of Philosophy (M. Garcia Carpinteiro)
- University of Lugano (CH), Institute of Argumentation, Linguistics and Semiotics (A. Rocci)
- Rutgers University (New Jersey, US): 1) Dep. of Philosophy (E. Lepore); 2) Dep. of Communication (M. Aakhus)
- University of Münster – Dep. of Psychology (Prof. R. Jucks, Dr. E. Paus)
- Grupo de Estudos Espinosanos – Estudos sobre o séc.XVII, Universidade de S. Paulo, Brazil
- UNICAMP, Brazil (Prof. Arley Moreno)
- Universidade Complutense de Madrid, Spain (M. Gaffal)
- Université Catholic de Louvain (UCL), Louvain, Belgium (Prof. Philippe Van Parijs)
- Grulbew – The Portuguese-brazilien Group for Wittgensteinian studies
- Centro Interdipartimentale di studi “Colli-Montinari” su Nietzsche e la cultura europea, Italy
- GIRN – Gruppo Internazionale di Ricerche su Nietzsche
- City Univeristy of New York, NY, USA (Noël Carroll)
- Kings College London, UK (Jinhee Choi)
- University of Kent, School of Arts, UK (Elizabeth Cowie, Murray Smith)
- Harvard University, USA (D. N. Rodowick)
- CRAL – EHESS, France (George Didi-Huberman)
- NYU Steinheardt, Steinheardt School of Culture, Education and Human Development, USA (Marita Sturken, N. Mirzoeff)
- University of York, UK (Peter Lamarque)
- University of Maryland, USA (Jerrold Levinson)
- Italian Thought Network / Workiteph, Italy
- Scuola Normale Superiore, Pisa, Italy (Prof. Roberto Esposito)
- Universidade do Porto, Portugal (Sofia Miguens)
- Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne (S. Laugier)
- Universidad de Toledo, Spain (J.P. Galvez)
- Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart, Germany
- SEDEN Sociedad Española de Estudios sobre Friedrich Nietzsche, Spain
- Grupo de Estudos Nietzsche (USP), Brazil
- École Normale Supérieure de Paris / CNRS / ITEM / ENS, France (Paolo D’Iorio)
- École des Hautes Études en Sciences, France (Didi-Huberman, Bellour)
- New York University, College of Arts and Science, USA (John Richardson)
- Universidad de Guadalajara, Mexico
- Birkbeck College University of London, UK (Ken Gemes)
- New York University, College of Arts and Science, USA (John Richardson)
- Telecom ParisTech / CNRS, France (Micheal Baker)
- University of Jyväskylä, Finland (Tuuli Lähdesmäk)
- University of Nicosia, Cyprus (Maria Evagorou)
- The Hebrew University of Jerusalem, Israel (Baruch Schwarz)
- Lithuanian University of Educational Sciences, Lithuania (Irena Zaleskiene)
- Università di Messina, Italy (Alessandro Capone)
- Università di Palermo, Italy (Francesca Piazza)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
- Tarello Institute for Legal Philosophy (Università degli Studi di Genova), Italy
- University of Bergen, Norway (Alois Pichler, Kjersti Fløttum)
- University of Lund, Sweden (Frank Zenker)
- Adam Mickiewicz University, Poznań, Poland (Mariusz Urbanski)
- University College Dublin, Ireland (Maeve Cooke)
- Institute Jean Nicod, Paris, France (Isidora Stojanovic)
- CNR, Rome, Italy (Fabio Paglieri)
- University of Liverpool, UK (Rudi Palmieri)
- Univeristy of Fribourg, Switzerland (Steve Oswald)
- Ibn Khaldun University, Istanbul, Turkey, Alliance of Civilisations Institute (Onder Kuçukural)
- Red Iberoamericana “Kant: Ética, Política y Sociedad”