Miguel Núñez de Prado (ele/dele) é bolseiro de pós-doutoramento Juan de la Cierva na Universidade de Granada. Foi anteriormente investigador de pós-doutoramento na Universidade de Rijeka e na Universidade de Utrecht, bem como investigador visitante na Universidade de Exeter, na Universidade NOVA de Lisboa, no Institut Jean Nicod e na Universidade de Valparaíso.
A sua investigação situa-se na interseção entre a filosofia da mente, a filosofia da psiquiatria e a psicologia clínica, com foco na análise dos conceitos de saúde mental a partir de uma abordagem ampla, regulativa e situada da mente. O seu trabalho de pós-doutoramento analisa estas questões à luz da viragem política na filosofia analítica, centrando-se em conceitos e reivindicações centrais dos movimentos de justiça social na saúde mental, como o movimento da Neurodiversidade.
Em particular, interessa-se por compreender de que forma estes movimentos podem reformular debates filosóficos tradicionais sobre a mente, a identidade e a agência; por exemplo, como delimitar o desvio social da psicopatologia, como conceptualizar capacidades frequentemente consideradas cruciais para a saúde mental (por exemplo, a autorregulação), ou qual o papel que a experiência vivida deve desempenhar na produção de conhecimento sobre a mente.
Entre abril e julho de 2026, será investigador visitante no IFILNOVA, no âmbito do projeto CORES – Communicative Paths to Righting Epistemic Wrongs (FCT, 2023.14900.PEX), com Giulia Terzian, onde se focará na análise e mitigação de injustiças epistémicas e não epistémicas relacionadas com a autointerpretação experienciadas por minorias neurodivergentes em interações comunicativas no contexto da saúde mental.