18/06/2025

No dia 23 de junho, a partir das 10:00 no auditório do Goethe-Institut em Lisboa, terá lugar o colóquio “Uma outra história da filosofia. Homenagem a Jürgen Habermas”, com uma discussão sobre a sua última obra Eine andere Geschichte der Philosophie (Uma Outra História da Filosofia), cuja tradução em língua portuguesa acaba de ser publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O colóquio pretende ser uma homenagem àquele que é o filósofo e intelectual alemão com maior projeção internacional nas últimas décadas. Habermas faz 96 anos no dia 18 de Junho. A sua obra Uma Outra História da Filosofia é uma referência fundamental para filósofos, antropólogos, sociólogos, historiadores e teólogos. Habermas desenvolve um discurso sobre as modificações históricas da relação entre a fé e a filosofia e procura entender como a filosofia se emancipou da estreita ligação com a religião, explicando as consequências profundas desta transformação na vida sociocultural do ocidente. Ao mesmo tempo, Habermas interroga-se sobre a forma como a comunicação entre a filosofia e a religião poderá continuar após a separação entre fé e saber.
Programa
10:00 Apresentação geral da obra de Habermas “Uma Outra História da Filosofia”
Guilherme de Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian)
11:00 A história da filosofia como filosofia: perspetivas e limites
Giovanni Damele (IFILNOVA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
12:00 Génese, validade, teleologia, diferença: a história como representação da razão
Gabriele de Angelis (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Intervalo para almoço
14:30 Habermas, Henrich e o problema da metafísica
Sílvia Bento (FLUP, Universidade do Porto)
15:30 Habermas e a filosofia do idealismo alemão
António Marques (IFILNOVA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
16:30 A temática da corporização da razão: Habermas e os “jovens hegelianos”
José Lamego (FDUL)
17:30 Habermas e a ideia de pós-secularidade
Steffen Dix (Universidade Aberta)
18:30 Encerramento
O evento é organizado pelo Goethe-Institut em Lisboa em colaboração com o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta e tem entrada livre.