A Sul – Associação Cultural e Artística ganhou um concurso da Direção-Geral das Artes com o projeto teatral S.O.S. Aquela Noite, baseado na obra de José de Almada Negreiros. Este projeto conta com o apoio do CEDANSA (IHA/IN2PAST, IELT) e do IFILNOVA, e visa a colaboração no sentido do trabalho em teatro de materiais do arquivo documental de Almada Negreiros e Sarah Affonso depositado na NOVA FCSH.
O projeto será desenvolvido ao longo do próximo ano, tendo tido uma primeira apresentação pública no dia 28 de setembro, com a leitura encenada de textos de Almada Negreiros no âmbito do evento que assinalou os 130 anos do nascimento do artista, a par dos 50 anos da NOVA, com uma conferência, a inauguração de uma exposição de materiais documentais (aberta ao público até 27 de outubro), terminando com as leituras com o título “Começar” pelas atrizes Sofia Marques, Rita Loureiro, Rita Durão e os atores Dinis Gomes e Ricardo Aibéo.
A Sul tem um protocolo estabelecido com o IFILNOVA que visa incentivar o estudo e a discussão do teatro, a sua representação viva e a observação do processo criativo que lhe é inerente, de forma a promover a investigação filosófica sobre o teatro nas áreas da estética e da filosofia da arte, mas também focando a filosofia moral, política e outras que sejam relevantes. Além de partir do princípio de que a partilha das diferentes etapas de criação e apresentação é crucial para a investigação sobre as interseções entre filosofia e teatro, o protocolo visa contribuir também para o enriquecimento da vida cultural da NOVA FCSH e da Universidade NOVA de Lisboa.
No âmbito deste protocolo, já houve um espetáculo teatral, o Rinoceronte, de Eugène Ionesco, e uma leitura encenada da Lisístrata de Aristófanes.
Os resultados do concurso podem ser consultados aqui.