Acaba de ser publicado um novo número da revista Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image. A Cinema é uma revista internacional com arbitragem científica dedicada à investigação filosófica do “cinema”, em sentido lato e como “imagem em movimento”, que publica artigos originais e críticos, recensões de livros, relatórios de conferências, entrevistas, e torna disponível trabalho artístico no campo da pesquisa filosófica sobre a imagem em movimento.
CINEMA: JOURNAL OF PHILOSOPHY AND THE MOVING IMAGE 13 (2021)
“The Leftovers, Philosophy and Popular Culture”
Editor: Susana Viegas
CONTENTS | ÍNDICE
Abstracts 1-6
Introduction: The Leftovers, Philosophy, and Popular Culture, Susana Viegas (IFILNOVA) 7-20
ARTICLES | ARTIGOS
Stay Broken: Nietzsche, Badiou, and The Leftovers’ Nihilism, Patrick O’Connor (Staffordshire University) 22-40
We will not recover from Scepticism unless we aim to the Existential: Emotional Engagement and Popular Music in The Leftovers, Enric Burgos (University of Valencia and Jaume I University) 41-60
When the Cement of the Universe Breaks Apart. Hume, Causality, and The Leftovers, Enrico Terrone (University of Genoa) 61-71
“We’re All Gone”: A Postsecular Account of The Leftovers’ Traumatic Existentialism as ‘Religious Ground Zero’, Ilaria Biano (Italian Institute for Historical Studies) 72-81
Time, Grief, and Grace: A Bachelardian Interpretation of Nora’s Journey, Michael Granado (Staffordshire University and Sora Schools) 82-92
The End of the World: Confusion in The Leftovers, Keith Dromm (Louisiana Scholars’ College at Northwestern State University) 93-105
BOOK REVIEWS | RECENSÕES DE LIVROS
Immanent Frames. Postsecular Cinema between Malick and Von Trier, Maria Irene Aparício (FCSH-Universidade Nova de Lisboa/Ifilnova) 107-113
Falso Movimento. Ensaios Sobre Escrita e Cinema, Alexandre Nascimento Braga Teixeira (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) 114-117
Funny How: Sketch Comedy and the Art of Humor, Diego Hoefel (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) 118-121
Poetics of Slow Cinema: Nostalgia, Absurdism, Boredom, Manuel Oliveira (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) 122-126
Body Images in the Post-Cinematic Scenario: The Digitization of Bodies, Philipp Teuchmann (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) 127-132
Silent Cinema: A Guide to Study, Research and Curatorship, Sofia Sampaio (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) 133-137
CONFERENCE REPORTS | RELATÓRIOS DE CONFERÊNCIAS
The Conference as Zoo(m) (Exagium in Memoriam Eileen Rositzka), William Brown (Independent scholar) 139-145