João Constâncio, Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da NOVA FCSH, Diretor do IFILNOVA e coordenador do Doutoramento em Filosofia da NOVA, foi o mais recente convidado do podcast O Princípio da Inquietação, uma iniciativa do jornal Expresso integrada na programação do Espanto – Festival Internacional de Filosofia.
Numa conversa dedicada ao tema do desejo, João Constâncio refletiu sobre algumas das questões centrais da filosofia platónica, a partir do seu livro Três Discursos sobre Eros: Meditação sobre o Fedro de Platão (2025, Tinta-da-China), bem como sobre Lisístrata, de Aristófanes, cuja mais recente edição portuguesa (2026, Edições do Saguão) traduziu e para a qual escreveu, em coautoria, a introdução.
A propósito de Lisístrata, o filósofo destacou a atualidade da célebre comédia de Aristófanes, sublinhando o plano da protagonista de levar todas as mulheres a recusarem relações sexuais com os seus maridos até que estes pusessem fim à Guerra do Peloponeso. Referindo-se ao contexto de 411 a.C., João Constâncio considera que talvez seja prudente evitar designar a peça como feminista, preferindo descrevê-la como “sem dúvida, protofeminista”. “Um discurso que inclui a defesa de que não há razão para as mulheres não falarem em público, não há razão para as mulheres não governarem a cidade, não governarem as finanças da cidade. É um discurso que implica todo um elogio da sensatez das mulheres e mesmo a ideia de que elas nunca fariam a guerra.”
A entrevista abordou igualmente o conceito de eros em Platão, entendido como uma força transformadora capaz de reorganizar radicalmente a escala de valores de quem é por ele tomado. João Constâncio refletiu ainda sobre a relação entre desejo e inteligência artificial, alertando para o risco de uma crescente objetificação da relação humana com o mundo, através da delegação da criação artística, da escrita e do pensamento nas máquinas.
No final da conversa, João Constâncio partilhou também o percurso que o levou à Filosofia e a forma como esta continua a constituir o centro da sua atividade intelectual e académica, numa reflexão que evidenciou a profundidade e a atualidade do seu pensamento.
O episódio encontra-se disponível nas plataformas habituais de podcast e no Expresso.
© Fotografia de Matilde Fieschi