Alexander Kluge: Imagens Potenciais, Histórias Alternativas
Na medida em que Alexander Kluge é um realista, o seu realismo foi sempre um realismo de potencialidade e não de atualidade. Numa entrevista de 1974, os comentários de Kluge são mais relevantes do que nunca no contexto das suas obras recentes: “O que se entende como realista, dado o modo como os nossos sentidos foram educados, não é necessariamente ou certamente real. O potencial, as raízes históricas e os desvios das possibilidades também pertencem à realidade. O resultado realista, o resultado real, é apenas uma abstração que assassinou todas as outras possibilidades no momento. Mas essas possibilidades repetir-se-ão. É por isso que não acredito muito no realismo documental: porque ele não descreve a realidade. A ilusão mais ideológica de todas seria acreditar que o realismo documental é realismo”.
Neste seminário, veremos e discutiremos uma série de filmes antigos e recentes de Alexander Kluge, tanto longos como curtos, que vão desde a ficção científica “feita à mão” do final dos anos 60 até às recentes experiências com geradores de imagens de IA.
Bio
Sven Lütticken é professor associado na Academia de Artes Criativas e Performativas da Universidade de Leiden / PhDArts, e coordena o mestrado de investigação Estudos Críticos em Arte e Cultura na Vrije Universiteit Amsterdam. As suas publicações mais recentes incluem Objections: Forms of Abstraction, Vol. 1 (Sternberg Press, 2022) e Art and Autonomy: A Critical Reader (Afterall, 2022).
Este seminário será dado em inglês e é aberto a estudantes universitários e ao público em geral. Se desejar participar, por favor envie um e-mail para phildoc@fcsh.unl.pt. A inscrição é obrigatória, uma vez que as vagas são limitadas.
Este evento é organizado pelo grupo de investigação Pensar o Documentário, e enquadra-se no projeto “PhilDoc – Filosofia e Cinema Documental. Mediar o Real”, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto EXPL/FER-FIL/0045/2021.