CultureLab • Seminário

Catarina Barros

Não Escrever [com Paloma Vidal]

A próxima sessão do Seminário Experimental de Filosofia e Literatura do IFILNOVA terá lugar no dia 2 de julho, entre as 16:00 e as 18:00, na sala SE1 do Colégio Almada Negreiros e online, via Zoom. A sessão estará a cargo de Catarina Barros (IFILNOVA), que falará sobre “autoteoria” a partir do livro Não Escrever [com Roland Barthes], de Paloma Vidal (Tinta-da-china, 2023).


Para participar na sessão via Zoom, clique aqui.

Resumo

Durante algum tempo, julguei que a minha dissertação de mestrado, sobre autobiografia e feminismo, se dedicaria a pensar a escrita e, em particular, a escrita da vida enquanto prática feminista. Neste sentido, o texto que eu viesse a criar seria o texto dos textos, uma cornucópia de emancipações: política, literária e académica. Porém, encontrei na escrita da dissertação os velhos entraves: a dúvida e o medo, a sensação de impotência e de irrelevância. A dissertação não me libertava, não era, afinal, esse ato psicomágico que eu julgara que podia vir a ser. Que feitiço me arredava de mim, mantendo suspenso o fantasma de um livro insaciável, as suas figuras tutelares, os seus juízes?


Em Não Escrever [Com Roland Barthes], Paloma Vidal reúne cinco textos que integram o teórico e o autobiográfico, o pessoal e o conceptual, o literário e o filosófico, o pensamento e o corpo, a criação e a crítica. Partindo do romance não escrito de Roland Barthes e do curso A preparação do romance, que Barthes ofereceu entre o final de 1978 e o início de 1980, Vidal elabora uma crítica amorosa e inquieta na qual tenta compreender “o que ronda os momentos em que se torna impossível continuar a escrever”. Escritos na (e possibilitados pela) universidade, onde Vidal ensina e faz investigação, estes textos procuram, “ressignificar a relação entre ensino, teoria e escrita, o que se dá compreendendo o saber como situado e relacional”. Neste seminário, procurarei ler este conjunto no âmbito daquilo a que hoje se chama “autoteoria”, refletindo sobre o modo como, ao perturbar as epistemologias dominantes, o livro abre novas formas de fazer teoria e de compreender a vida.

Bio

Catarina Barros é licenciada em Filosofia e mestranda em Estudos Sobre as Mulheres, encontrando-se a preparar uma dissertação sobre escrita autobiográfica e feminismo. Durante muitos anos foi copywriter e escreveu em blogues, tendo publicado vários géneros (prosa, poesia, ensaio e teatro) em antologias e revistas.



Se tiver interesse em ficar a cargo de uma sessão futura ou em receber mais informações sobre esta sessão, por favor contacte Ana Falcato através do e-mail: anafalcato@fcsh.unl.pt. Todos são bem-vindos.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.