CultureLab • Conferência Internacional

Invention and Imagination

14–16 dezembro 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide


Nas ciências como nas técnicas, nas artes como na literatura, a invenção parece ser inseparável da possibilidade de tornar evidentes novas conexões, imagens, conhecimentos ou procedimentos através de uma combinação original de meios disponíveis para um determinado fim. Há invenção quando combinações anteriormente desconhecidas são conduzidas à identidade de um projeto definido e desejado, o que geralmente permite a resolução de problemas. Neste sentido, se é fácil admitir que a invenção supõe a descoberta de um novo dado isolado, interpretado do ponto de vista dos modelos ou procedimentos disponíveis, é igualmente simples admitir que uma nova descoberta (seja ela científica, técnica ou cultural — admitindo que estes campos estão interligados e exprimem o mesmo dinamismo original) supõe a invenção de formas que permitem a perceção de um dado que não tinha sido percebido antes ou cuja potencialidade não tinha sido acolhida ou imaginada.


Mas como é que as imagens, a imaginação e a invenção estão relacionadas? Que relação têm com a inovação, a novidade, a criação e a criatividade? Qual é o papel das coincidências, da inspiração ou dos sonhos nos processos inventivos? Até que ponto são essenciais para o que é inovador no próprio dinamismo dos sujeitos vivos que somos? Como é que a imaginação e a invenção se inscrevem no devir do ambiente cultural e político em que vivemos? Até que ponto a invenção da humanidade pode pôr em perigo a vida humana? O processo de criação e invenção tem uma dinâmica imaginária imanente, na qual os sujeitos participam, ou as subjectividades podem intencionalmente dar origem a novas imagens?


Centrando-se na filosofia e na história das ideias, o objetivo deste colóquio é lançar luz sobre estas e outras questões relacionadas com a natureza da imaginação e da invenção através de uma reflexão interdisciplinar.

Oradores

Vincent Bontems (CEA, França)
António Bracinha Vieira (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
Richard Kearney (Boston College, EUA)
Maria Filomena Molder (IFILNOVA, Universidade NOVA de Lisboa)
Olga Pombo (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
Yulia Ustinova (Universidade Ben-Gurion do Neguev, Israel)
Elliot Wolfson (Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, EUA)


Programa completo aqui.

Organização

CHAM / NOVA FCSH


Coorganização

IFILNOVA / NOVA FCSH
CFUL / Universidade de Lisboa