Maite Santiago Garabieta
Os Encontros Literários Dialógicos (DLGs) são um ambiente de aprendizagem interativo e dialógico no qual os alunos lêem e discutem as maiores obras literárias da humanidade. Estudos anteriores mostraram que os DLGs inverteram o discurso monológico tradicional na sala de aula, promovendo a participação ativa e igualitária de todos os alunos em ambiente de sala de aula. Desta forma, os encontros criam acessibilidades para o diálogo produtivo e a argumentação, promovendo interações de ordem superior e pensamento crítico dos alunos ao criarem os seus próprios discursos. Mais especificamente, DLGs. São realizadas através da leitura e da discussão de obras literárias clássicas universalmente conhecidas. Os DLGs foram analisados no âmbito do projeto DED-ED financiado em larga escala pela UE – Estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação (6 PP). Como resultado, esta investigação identificou ações educativas que conduziram ao sucesso educativo e à coesão social e foram replicáveis e sustentáveis em diversos contextos. Os DLGs foram identificados como uma destas ações educativas com sucesso atualmente implementadas em mais de 9000 escolas na Europa e América Latina.
Considerando que existem provas relativas aos benefícios do DLG para a aquisição de competências básicas e desenvolvimento social dos estudantes, menos se sabe sobre o seu potencial para desenvolver a aprendizagem L2 e para permitir aos alunos produzirem contribuições sofisticadas que a utilizem. Com base em dois artigos recentemente publicados (Santiago-Garabieta et al. 2021; Santiago-Garabieta et al. 2022), este seminário vai focar-se no impacto dos DLGs no desenvolvimento de aspetos cognitivos e socio-emocionais da comunicação oral em L2. As implicações futuras do estudo serão discutidas.
Maite Santiago Garabieta (Universidad de Deusto)
Para participar na sessão via Zoom, use este link.
A sessão será em inglês.