CultureLab • Seminário

Ricardo Mendoza-Canales

Estética da Ausência numa perspetiva fenomenológica

A próxima sessão do Seminário Experimental de Filosofia e Literatura do IFILNOVA terá lugar no dia 17 de abril, entre as 16:00 e as 18:00, na sala SC do Colégio Almada Negreiros. A sessão estará a cargo de Ricardo Mendoza-Canales (CFUL), que fará uma apresentação intitulada “Estética da Ausência numa perspetiva fenomenológica”.


A sessão será em português.

Bio

Ricardo Mendoza-Canales é investigador júnior da FCT e coordenador do Praxis – Grupo de Investigação em Filosofia Prática. Obteve o doutoramento em Filosofia (Doctor Europaeus) pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) (2015, Prémio Especial/Premio Extraordinario de Doctorado). Anteriormente estudou Linguística e Literatura Hispânica na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) (BA, 2006), e Literatura Comparada (MA, 2009) e Filosofia Contemporânea (MA, 2012) na UAB. Ocupou cargos de investigador e professor auxiliar no Departamento de Humanidades da PUCP (Peru) e no Departamento de Filosofia da UAB (Espanha), como investigador visitante de doutoramento e pós-doutoramento no Husserl-Archives da Universidade de Colónia (Alemanha), e como investigador visitante e bolseiro de pós-doutoramento FCT no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Portugal). A sua principal área de investigação orienta-se para o estudo da imaginação e do imaginário como constitutivos da interação entre a subjetividade e o social, pelo que presta especial atenção às suas interseções com a fenomenologia, a epistemologia, os estudos culturais, a ontologia do social, a política e a estética.



Se tiver interesse em ficar a cargo de uma sessão futura ou em receber mais informações sobre esta sessão, por favor contacte Ana Falcato através do e-mail: anafalcato@fcsh.unl.pt. Todos são bem-vindos.

Próximas sessões
28 maio – Ana Mira (IFILNOVA, ESTC)
11 junho – Sofia Miguens (Universidade do Porto)
2 julho – Catarina Barros (IFILNOVA)