CineLabOutlab • sessão de cinema • Ciclo temático

Cinema & Política – Ciclo de Cinema e Debates

Rosetta (1999), Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Rosetta
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Drama
1999 | 90 min
Trailer


Rosetta é uma adolescente belga que vive numa roulotte com a mãe, uma mulher alcoólica que se prostitui ocasionalmente. A grande ambição da jovem é conseguir um emprego fixo, que lhe permita fugir à degradação que a rodeia e alcançar um outro “mundo”. Firmemente empenhada nesse objetivo, Rosetta não olha a meios, passando por cima de tudo e de todos, traindo e enganando, transformando-se numa sobrevivente pura e dura, sem lugar para emoções. O filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1999, tendo Emilie Dequenne, protagonista de Rosetta, arrecadado o prémio para melhor atriz.


A sessão de 22 de maio é acolhida pela Cossoul e tem início às 19h. Conta com a participação de Paolo Stellino, investigador no IFILNOVA e professor convidado no Departamento de Filosofia da FCSH, e de Dilar Cascalheira, gestora da ciência, investigadora e colaboradora do grupo de trabalho Cinema & Política, a elaborar uma tese de mestrado em Cinema e Filosofia na NOVA FCSH. O debate será moderado por Cátia Rodrigues, estudante de mestrado em Estética e Estudos Artísticos com especialização em Cinema e Fotografia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.


Entrada livre.

Cinema & Política

O ciclo de cinema e debates Cinema & Política propõe uma análise crítica e reflexiva sobre o impacto do cinema na sociedade contemporânea, abordando tanto questões filosóficas como socioeconómicas e socioculturais. Através de uma seleção cuidadosa de filmes que exploram temas relevantes, tais como poder, democracia, (des)igualdade, liberdade, justiça, resistência, memória, ecologia, globalização, entre outros, este ciclo visa estimular o debate e a reflexão sobre a relevância do cinema na compreensão do mundo de hoje.


O ciclo oferece também um espaço de discussão e troca de ideias — as sessões serão sempre seguidas por debates, moderados por investigadores e estudantes, com a participação de convidados com ligação direta ao tema proposto, procurando assim aprofundar a reflexão e fomentar a construção coletiva do conhecimento.


O ciclo é organizado por Marta Fiolić e Maria Irene Aparício do grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas, no âmbito das atividades do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab) e com o apoio do Laboratório de Disseminação (OutLab).


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020.