Seizing the Past: Radical Re-enactment in Documentary
Este seminário proporcionará um espaço para os participantes explorarem novas ideias sobre a reencenação da história. Contrariando o espírito do drama histórico tradicional, questionar-se-á a ideia de criação de uma ilusão contínua do passado, atendendo sobretudo a como a reencenação pode ser um dispositivo para romper o tempo, trazendo o passado para o presente para nos ajudar a imaginar o futuro num espírito de libertação. Ver-se-á como a reencenação de eventos pode desfamiliarizar o nosso mundo, revelando as fendas e fissuras do que pensamos saber, abrindo espaço para o que foi esquecido, suprimido ou deliberadamente deixado de fora do registo oficial. A história teve que acontecer como aconteceu ou podemos reescrevê-la de novo?
O seminário será em inglês e estruturado em torno de vários temas, “A Compulsion to Repeat: Time Motion Studies”, “Now Time: staging the past in the present”, “The Unfaithful Re-enactment” e “Utopia Exploded”. Filmes de Agnese Cornelio, Rodrigo Reyes, The Wooster Group, Danielle Huillet e Jean-Marie Straub serão exibidos junto com o trabalho da própria Zoe Beloff.
Este seminário é aberto a estudantes universitários e ao público em geral. Se desejar participar, por favor envie um e-mail para phildoc@fcsh.unl.pt. A inscrição é obrigatória, uma vez que as vagas são limitadas.
Este evento é organizado pelo grupo de investigação Pensar o Documentário, e enquadra-se no projeto PhilDoc – Filosofia e Cinema Documental. Mediar o Real, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto EXPL/FER- FIL/0045/2021.