O Fantasma na Máquina: as obras de Ross Lipman
O Grupo de Investigação em Arte e Tecnologia do CineLab apresenta o workshop de dois dias “O Fantasma na Máquina: as obras de Ross Lipman”. O workshop decorrerá de 21 a 22 de setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Torre A, Sala 210), entre as 10h e as 18h.
No seu livro pioneiro de 1967, Arthur Koestler propôs que o impulso humano para a autodestruição é uma codificação antiga que permanece enraizada na consciência contemporânea. À medida que o mundo caminha rapidamente numa aparente marcha em direção à morte, este modelo é mais relevante do que nunca — mas há também leituras mais otimistas da frase que aguardam descoberta. O impulso para a destruição pode ser contrariado pela compaixão e pela visão, e são estas qualidades da experiência humana que se tornarão mais vitais nas próximas décadas.
No decurso do seu trabalho, o cineasta/arquivista Ross Lipman tem ativado o passado numa reinvenção compassiva do presente. Através de uma série de trabalhos que vão do filme ao vídeo digital e aos ensaios performativos, emprega uma gama diversificada de materiais de arquivo em busca da sua essência esquiva, revigorando-os simultaneamente em novas interpretações. Os seus temas vão desde as obras de Samuel Beckett à história do ventriloquismo, passando pelas formas como a própria tecnologia codifica o significado. Este programa inclui uma visão geral do seu trabalho como cineasta, ensaísta e arquivista, com uma especialização em restauro de imagens em movimento.
Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Os seus filmes foram exibidos em todo o mundo e acolhidos por museus e instituições como o Academy Film Archive, Anthology Film Archives, Northeast Historic Film, Oberhausen Kurzfilm Archive, Balazs Bela Studios de Budapeste e Sammlung Goetz de Munique. O seu documentário NOTFILM foi considerado um dos 10 melhores filmes do ano pela ARTFORUM, SLATE e muitos outros.
Antigo restaurador sénior de filmes no UCLA Film & Television Archive, os seus muitos restauros incluem Wanda, de Barbara Loden, Killer of Sheep, de Charles Burnett, The Exiles, de Kent Mackenzie, o documentário vencedor de um Óscar The Times of Harvey Milk, e obras de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Lourdes Portillo, Robert Altman e John Cassavetes. Em 2008, recebeu o prémio Preservation Honors dos Anthology Film Archives e foi três vezes galardoado com o prémio Heritage Award da National Society of Film Critics. Os seus escritos sobre história, tecnologia e estética do cinema foram publicados na Artforum, Sight and Sound e em numerosos livros e revistas académicas.
Os seus restauros mais recentes incluem a obra Bushman, de David Schickele, Household Saints, de Nancy Savoca, Time of the Heathen, de Peter Kass e Ed Emshwiller, The Juniper Tree, de Nietzchka Keene com a participação de Björk, The Innerview, de Richard Beymer, e The Man Without World, de Eleanor Antin. O seu filme mais recente, The Case of the Vanishing Gods (O Caso dos Deuses Desaparecidos), estreou no Festival de Cinema de Locarno no outono de 2021 e foi incluído na lista dos dez melhores filmes de 2022 por Jonathan Rosenbaum.
Comentários ao trabalho de Ross Lipman podem ser encontrados aqui.
Comentários sobre NOTFILM podem ser consultados aqui.
O grupo de trabalho Arte e Tecnologia centra-se na exploração das relações entre as práticas artísticas e o desenvolvimento de novas tecnologias. O seu principal objetivo é analisar criticamente, avaliar e discutir as formas como a aliança entre arte e tecnologia coloca novos desafios e oferece novas formas de responder a questões contemporâneas relacionadas com paradigmas sociais, políticos e económicos, tais como a justiça social, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento económico. O seminário em curso, que faz parte do projeto de investigação “AI, Art, and Archives”, explora modos criativos de ativar arquivos de imagens em movimento, modos e métodos com inteligência artificial, explorações e problematizações destes processos e resultados e, especificamente, investigações do hantológico e do “uncanny” neste contexto. O seminário convida, ao longo do projeto de investigação, investigadores, criadores e educadores a apresentarem diferentes perspetivas e metodologias para as interseções e relações destas três áreas.
Este projeto foi apoiado, em parte, por uma Bolsa de Emergência da Foundation for Contemporary Arts.
Para perguntas, por favor contactar Maile Colbert: mailecolbert@fcsh.unl.pt.