Cinema & Política – Ciclo de Cinema e Debates
The Insider
Michael Mann
Drama
1999 | 157 min
Trailer
Lowell Bergman (Al Pacino), produtor do célebre programa de informação “60 minutes”, do canal de televisão CBS, recebe um estranho relatório da indústria tabaqueira. Um amigo aconselha-o a pedir a Jeffrey Wigand (Russell Crowe) que o ajude a decifrar o conteúdo do dossier. Quando Bergman tenta contactar Wigand, executivo do departamento de investigação da Brown&Williamson, a terceira maior tabaqueira dos EUA — que foi despedido por recusar “seguir a linha” da empresa —, depara com um muro de silêncio. Wigand tinha recebido uma indemnização e assinado uma cláusula de confidencialidade sobre os segredos da empresa. Bergman, por seu lado, pensa que essa informação estará relacionada com tabaco e saúde pública. Wigand acaba por confiar em Bergman e concede uma entrevista exclusiva a Mike Wallace, o famoso apresentador do “60 minutes” da CBS. “O Informador” baseia-se em factos verídicos e foi nomeado para sete Óscares, entre os quais o de melhor filme, melhor realizador e melhor ator principal.
A sessão do dia 10 de abril é acolhida pela Cossoul e tem início às 19h. Conta com a participação de Dina Mendonça, investigadora e coordenadora do grupo de investigação Filosofia e Argumentação na Sociedade (ArgLab/IFILNOVA) e de Maria Irene Aparício, investigadora do CineLab/IFILNOVA, e professora auxiliar da FCSH – Universidade NOVA de Lisboa. O debate será moderado por Marta Fiolić, membro do grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas.
Entrada livre.
Cinema & Política
O ciclo de cinema e debates Cinema & Política propõe uma análise crítica e reflexiva sobre o impacto do cinema na sociedade contemporânea, abordando tanto questões filosóficas como socioeconómicas e socioculturais. Através de uma seleção cuidadosa de filmes que exploram temas relevantes, tais como poder, democracia, (des)igualdade, liberdade, justiça, resistência, memória, ecologia, globalização, entre outros, este ciclo visa estimular o debate e a reflexão sobre a relevância do cinema na compreensão do mundo de hoje.
O ciclo oferece também um espaço de discussão e troca de ideias — as sessões serão sempre seguidas por debates, moderados por investigadores e estudantes, com a participação de convidados com ligação direta ao tema proposto, procurando assim aprofundar a reflexão e fomentar a construção coletiva do conhecimento.
O ciclo é organizado por Marta Fiolić e Maria Irene Aparício do grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas, no âmbito das atividades do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab) e com o apoio do Laboratório de Disseminação (OutLab).
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020.