CultureLab • Seminário

X-Centric Futures – Debate #3

Uriel Orlow – Imbizo Ka Mafavuke / Mafavuke's Tribunal

Exibição e discussão do filme de Uriel Orlow, Imbizo Ka Mafavuke / Mafavuke’s Tribunal (28′, 2017).


Mafavuke, um curandeiro indígena da África do Sul que em 1940 foi julgado por misturar ingredientes europeus nas suas formulações, viaja no tempo até ao nosso presente para confrontar a apropriação dos conhecimentos indígenas por parte da indústria farmacêutica. Imbizo Ka Mafavuke (Mafavuke’s Tribunal) é um documentário experimental passado no limite de uma reserva natural em Joanesburgo.


Uma espécie de “Lehrstück” brechtiano, o filme mostra os preparativos para um tribunal popular onde curandeiros, ativistas e advogados tradicionais se reúnem para questionar de quem é o benefício quando as plantas se tornam fármacos, tendo em conta as múltiplas reivindicações de propriedade, prioridade, localidade e apropriação. Isto, claro, ao mesmo tempo que fantasmas de exploradores coloniais têm de ser tidos em conta, de modo a imaginar futuros cenários e paradigmas.


Este evento terá lugar no âmbito das atividades do seminário de investigação X-Centric Futures (CultureLab/IFILNOVA), coordenado por Giovanbattista Tusa, e foi desenvolvido em parceria com o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.


Neste esforço colaborativo pretende-se mudar a perceção geral instalada de que o futuro é uma era inescapável e ameaçadora recheada de perturbações sociais e catástrofes ecológicas. Procura-se desenvolver práticas críticas rigorosas e criar uma plataforma aberta para um diálogo entre diferentes perspectivas na redefinição do pensamento crítico numa era planetária. Ao longo do programa de debates partimos do pressuposto de que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros e diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e práticos e categorias.


Reserve o seu lugar: reservas@csl-lisboa.pt.

Mais informações aqui e aqui.

Mais info
O seminário de investigação X-Centric Futures, coordenado por Giovanbattista Tusa, propõe-se expandir o pensamento crítico das ciências humanas e sociais para além das tradicionais orientações eurocêntricas.

A missão do grupo é aprofundar e alargar a compreensão das teorias críticas que surgem nos diferentes espaços e tempos que compõem o mundo que habitamos, contestando pressupostos consolidados de investigação e as metodologias utilizadas na análise, e privilegiando estratégias críticas de pensamento que geralmente não entraram no debate académico.

O pressuposto fundamental para as nossas investigações é que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros, bem como com diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e categorias.

O seminário de investigação X-Centric Futures tem como objectivo o desenvolvimento de práticas críticas rigorosas que vão além da interdisciplinaridade académica. Um espaço para a criação e a agregação transnacional dos artistas, pensadores, investigadores de diferentes contextos, as principais áreas de investigação de X-Centric Futures englobam desde os marxismos críticos aos estudos pós-coloniais, passando pelas culturas visuais e sensoriais e feminismos, bem como as ecologias e a estética. Todas elas coincidem numa redefinição do pensamento crítico numa era planetária.

Os principais objectivos da investigação X-Centric Futures são:

– Conceber e promover programas inovadores que integrem teorias emergentes em perspectiva planetária, utilizando novos quadros políticos e categorias de pensamento.

– Ajudar indivíduos e comunidades a reflectir sobre as implicações da transformação e facilitar processos de percepção crítica que permitam planos e acções a longo prazo.

– Promover o florescimento de projectos de investigação sobre movimentos sociais e protestos sociais, ecologias, estudos visuais, constelações políticas, e futuras comunidades x-cêntricas.

As actividades de investigação e disseminação incluem o PROGRAMA AVANÇADO X-CENTRIC FUTURES, uma série de seminários e workshops públicos que se realizarão tanto em formato presencial como à distância, dando a oportunidade às pessoas distribuídas em diferentes espaços de se conectarem e participarem nas discussões, e um grupo de leitura liderado por estudantes em Lisboa. Esta fase do seminário de investigação terá início em Outubro de 2021 e decorrerá até Junho de 2022.

No final do período bienal (2021-2023) Giovanbattista Tusa e Bartholomew Ryan irão editar uma colectânea de textos com o título “X-Centric Futures”, que apresentará as diferentes intervenções, reflexões e práxis que surgiram durante o processo de investigação.