CultureLab • Seminário

X-Centric Futures – Debate #1

Collective Claire Fontaine: The Method of Magic Materialism

Na primeira sessão de debates do X-Centric Futures nas Carpintarias de São Lázaro, o coletivo Claire Fontaine apresenta o seu Método de Materialismo Mágico, desenvolvido para reagrupar um conjunto de competências que foram desacreditadas por razões políticas. É um materialismo que deriva do feminismo, e o seu principal objectivo é restaurar a subjectividade dessas criaturas que foram objetivadas pelo patriarcado – mulheres, pessoas não conformes com o género, pessoas racializadas, crianças, e o mundo natural. O método de Claire Fontaine valoriza o trabalho reprodutivo tanto quanto o produtivo, vê a reprodução como uma recriação da própria subjectividade e do espaço de relação coletiva, vê o corpo não como um mecanismo explorável mas como um local de potencial revolucionário e um campo de batalha.


O Programa de Debates Mensais X-Centric Futures é uma colaboração entre o seminário de investigação X-Centric Futures do CultureLab do IFILNOVA e o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.


Neste esforço colaborativo pretende-se mudar a perceção geral instalada de que o futuro é uma era inescapável e ameaçadora recheada de perturbações sociais e catástrofes ecológicas. Procura-se desenvolver práticas críticas rigorosas e criar uma plataforma aberta para um diálogo entre diferentes perspectivas na redefinição do pensamento crítico numa era planetária. Ao longo do programa de debates partimos do pressuposto de que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros e diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e práticos e categorias.


Reserve o seu lugar: reservas@csl-lisboa.pt.

Mais informações aqui.