18/03/2026
Acaba de ser publicado pela Abysmo o livro “Formas de Conversão: Filosofia, Política, Religião, Espiritualidade”, com organização de Gianfranco Ferraro e do Professor António de Castro Caeiro. A obra reúne ensaios de diversos autores, incluindo alguns investigadores do IFILNOVA, entre os quais os membros integrados António de Castro Caeiro e Bartholomew Ryan, bem como os colaboradores Fábio Serranito e Hélder Telo.
O lançamento terá lugar este sábado, dia 21 de março, às 21h, no Teatro A Barraca, em Lisboa. Todos são bem-vindos!
«“Podemos afirmar” — escreve Pierre Hadot – “que a ideia de conversão representa uma das noções constitutivas da consciência ocidental: efectivamente, podemos representar toda a história do Ocidente como um esforço constantemente renovado para aperfeiçoar as técnicas de “conversão”, ou seja, as técnicas destinadas a transformar a realidade humana, quer reconduzindo-a à sua essência original (conversão‑retorno), quer modificando-a radicalmente (conversão-mudança).”
Esta nossa recolha de ensaios pretende ser uma pequena cartografia desse fenómeno, que aproxima figuras aparentemente distantes, da tradição filosófica antiga e moderna, como Platão, Plotino, Descartes, Nietzsche e Schopenhauer; da tradição religiosa, como São Paulo, Santo Agostinho, Padre António Vieira e o Papa Francisco; militantes revolucionários como Marx, Lukács, Lenine, Tronti; além de poetas e escritores como Lucrécio, Petrarca, Goethe, Leopardi e Pessoa, entre outros. Assim, esboçamos uma noção da filosofia, da religião, da literatura e da política que se desvia do habitual: entendendo-as como esforços para transformar e mudar a perspectiva com que se vê o mundo — e, eventualmente, para transformar o nosso próprio mundo.
E talvez este livro, por sua vez, represente um pouco a “prática através da qual uma pessoa é deslocada, transformada, desestabilizada” — aquilo que, segundo Michel Foucault, constituiria a própria definição de “espiritualidade”.»
— Gianfranco Ferraro e António de Castro Caeiro
Com ensaios de:
Fábio Serranito
Hélder Telo
Luís Aguiar de Sousa
Marta Faustino
António de Castro Caeiro
José Eduardo Franco
Andreas Lind
Bartholomew Ryan
Federico Testa
Gianfranco Ferraro
Antonio Cardiello
Formas de Conversão
Ferraro, G., Caeiro, A. C. (Orgs.)
ISBN 9789899014404
Encomendar aqui.