Luisa Buarque, Professora do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-Doutorada em Filosofia pelas universidades de Sorbonne (França) e Coimbra, é a vencedora da Cátedra Santander, que esta edição tem por tema a História da Filosofia. A cátedra, que terá início no princípio de 2024, será integrada no IFILNOVA e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), e a sua docência nos Departamentos de Filosofia e Estudos Portugueses.
Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luisa Buarque centra a sua atividade académica no período grego clássico, especialmente nas obras de Platão e Aristóteles, mas tem também uma forte componente interdisciplinar, pois envolve as áreas da História, da Filologia e, sobretudo, da Literatura.
Luisa Buarque partilhará a sua investigação e o seu método de trabalho com doutorandos e investigadores interessados nas áreas da História da Filosofia, Literatura, Estudos Artísticos, História da Arte e outros campos das Humanidades. Oferecerá também aos alunos de todas as licenciaturas, em particular aos de Filosofia e Estudos Portugueses, uma unidade curricular na qual será aplicado o seu método interdisciplinar de trabalhar as questões da filosofia antiga. As suas aulas e a sua palestra inaugural serão uma reflexão sobre a importância da preservação da cultura humanística para a sustentabilidade do planeta. A cadeira de licenciatura será “Filosofia da Arte”.