Ana Mira
Investigadora Doutorada

Ana Mira é professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa e no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Estudou práticas somáticas e dança contemporânea na Europa e nos Estados Unidos. Completou o seu doutoramento em Filosofia/Estética na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (2014) sob orientação de José Gil, como investigadora visitante do Centre for Research in Modern European Philosophy, Kingston University e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi investigadora visitante no Department of Performance Studies, Tisch School of the Arts, New York University como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (2007). Colabora com o grupo de investigação Arte, Crítica e Experiência Estética do CultureLab no IFILNOVA e os centros artísticos Porta33 e c.e.m. – centro em movimento. Na performance de dança colaborou com Pauline de Groot, Russell Dumas, Rosemary Butcher and Deborah Hay. Tem publicado ensaios de dança e filosofia internacionalmente.

Publicações
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capítulos de livros
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2022
CultureLab • capítulos de livros
Do silêncio do corpo na dança e filosofia
Do silêncio do corpo na dança e filosofia
Ana Mira
A. Silva Nunes (Ed.), Resistência e transversão: as artes da cena em um mundo em transição. Goiás: Universidade Federal de Goiás (no prelo).
2020
CultureLab • capítulos de livros
Para una presencia del ritmo en la escritura de Nijinski, el movimiento del sentimiento y la imagen suspendida
Para una presencia del ritmo en la escritura de Nijinski, el movimiento del sentimiento y la imagen suspendida
Ana Mira
S. Lopes Coelho & A. Zorrilla (Eds.), Estética y política del ritmo (pp. 59-68). Paris: Rhuthmos.
2019
CultureLab • capítulos de livros
Caminha a tua vida: a autobiografia como acto crítico em Still/Here de Bill T. Jones (1994)
Caminha a tua vida: a autobiografia como acto crítico em Still/Here de Bill T. Jones (1994)
Ana Mira
G. Ferraro, M. Faustino & B. Ryan, Rostos do Si – Autobiografia, confissão e terapia (pp. 291-310). Lisboa: Vendaval.
2018
CultureLab • capítulos de livros
Mapear o inconsciente: o documento sensível como conceito e desprisionamento de si na dança e filosofia
Mapear o inconsciente: o documento sensível como conceito e desprisionamento de si na dança e filosofia
Ana Mira
F. Matos Oliveira (Ed.), Conceitos de dispositivos de criação em artes performativas (pp. 17-31). Coimbra: Universidade de Coimbra.