Hélder Telo é investigador contratado no PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura (Universidade da Beira Interior), onde desenvolve um projeto de investigação com o título “Cuidado e Verdade na Ética: Uma Reflexão Heideggeriana em Diálogo com Platão e Foucault”. Além disso, tem lecionado várias disciplinas na UBI.
Doutorou-se em Filosofia na Universidade NOVA de Lisboa (2018) com a tese Unexamined Life on Trial: A Crucial Problem in Plato’s Writings, depois de ter realizado parte da sua investigação doutoral na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (2009-10 e 2014) e no Boston College (2010-11). Durante este período, foi bolseiro da FCT e do Centro de Investigação Colaborativa [SFB] 1015 Muße/Otium.
Entre 2020 e 2022, foi bolseiro de pós-doutoramento no IFILNOVA, onde desenvolveu um projeto de investigação sobre a arte de viver e a relação com a verdade em Platão e no pensamento contemporâneo. Atualmente, é colaborador do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga, do grupo Formas de Vida e Práticas da Filosofia e do Grupo de Estudos sobre Nietzsche. Integra também a equipa do projeto exploratório “Mapping Philosophy as a Way of Life: An Ancient Model, A Contemporary Approach” (2023-24) e é coeditor da coleção “Filosofia e Valores” (Edições 70). As suas publicações mais recentes incluem o livro Hadot And Foucault on Ancient Philosophy: Critical Assessments (Brill, 2024), que coeditou conjuntamente com Marta Faustino.