Luís Manuel A. V. Bernardo é Professor Catedrático da NOVA FCSH. Com uma ampla experiência de gestão académica, é atualmente Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral e do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. As suas principais áreas de ensino, orientação, avaliação, investigação e publicação são a História da Filosofia, a Filosofia do Conhecimento e da Linguagem, a Filosofia Moral e Política e a Filosofia da Cultura e da Filosofia da Educação.
Um especialista da filosofia de Eric Weil, interessa-se, em particular, pelo modo como textos, discursos, controvérsias, sistemas, com teor filosófico, sobretudo a partir do século XVIII, procuram definir os sentidos da Modernidade. Pratica uma hermenêutica híbrida, comprometida com a historicidade, que associa perspetivas oriundas da Filosofia do conhecimento, da linguagem e da cultura. Membro do corpo editorial de várias revistas e coleções, tem publicado diversos livros, artigos e traduções nas suas áreas de intervenção, desenvolvendo um diálogo sistemático com as propostas filosóficas da tradição crítica continental, bem como da filosofia em Portugal. Pertence a várias sociedades científicas, participando regularmente em encontros científicos e levando a cabo missões de ensino de âmbito nacional e internacional.
Anteriormente, foi Subdiretor Adjunto para a Gestão Curricular e a Avaliação do Ensino, membro eleito do Conselho Pedagógico, Responsável da Qualidade da NOVA FCSH, Responsável pelo Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino e Membro do Conselho da Qualidade do Ensino da UNL, Coordenador do Doutoramento em Filosofia, Coordenador da Mobilidade Departamental, Coordenador do Mestrado em Filosofia, Presidente da Comissão Científica de Filosofia, Coordenador do Departamento de Filosofia, Subdiretor do Centro de História da Cultura e do CHAM – Centro de Humanidades, com o pelouro das edições e bibliotecas.
Colabora regularmente com as áreas dos Estudos de Educação, do Português como língua segunda e estrangeira e da Formação de Professores.