Hans Blumenberg and the Plurivocity of the Aesthetic Object: Paul Valéry
Tal como Anselm Haverkamp observou, a produção de Blumenberg sobre estética e metaforologia concentra-se nas duas décadas de 1950 e 1960, embora com desenvolvimentos posteriores, evidentes na monografia sobre o mito, bem como em muitas publicações póstumas, e em virtude do interesse pela estética e, de um modo mais geral, pela reflexão filosófica sobre as formas de expressão artística e a literatura em particular, a qual atravessa e orienta transversalmente grande parte da sua obra. A sua contribuição específica para a estética gira em torno do problema da plurivocidade do objeto estético. Os ensaios sobre Paul Valéry (1964-1966) discutem o modo como o objeto estético já não deve forçar a escolha do ponto de vista interpretativo por parte do espectador (leitor, ouvinte, etc.), mas antes deixá-lo em aberto, condensando-o num novo grau de realidade: para além da perspetiva de uma pluralidade estética de ordem histórica, resta conceber uma pluralidade simultânea da relação com o objeto estético.
Depois de introduzir a figura e as principais características do pensamento do filósofo alemão Hans Blumenberg (1920-1996), a apresentação discutirá a sua contribuição para a reflexão estética contemporânea.
A sessão será em inglês. Para participar via Zoom, clique aqui.
Mais informações disponíveis em inglês.
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.