CineLab • Conferência Internacional

Artificial Atmospheres and Unexpected Media: Exploring Media Art and Machine Learning

16–17 outubro 2024
Universidade NOVA de Lisboa


A tecnologia molda as nossas experiências sensoriais e alarga as nossas capacidades cognitivas e corporais. A sua influência generalizada, juntamente com o alcance cada vez maior da inteligência artificial em diversas facetas da sociedade, sublinha a necessidade urgente de uma exploração, experimentação e debate abrangentes. Os avanços da aprendizagem automática, embora ofereçam ferramentas e oportunidades sem precedentes, também levantam profundos dilemas éticos, esbatendo as fronteiras entre realidade e artificialidade. É urgente que esta tecnologia seja explorada, experimentada e discutida sob vários ângulos.


Esta conferência procura explorar a intrincada relação entre a expressão artística e as tecnologias emergentes dos media, com particular incidência na aprendizagem automática e nos ambientes virtuais. Ao analisar esta aliança, o nosso objetivo é desvendar a miríade de desafios e respostas inovadoras que apresenta a questões contemporâneas que abrangem domínios éticos, sociais, políticos e económicos. A rápida evolução da Inteligência Artificial suscita um espetro de reações, que vão do otimismo utópico à apreensão distópica. Os programas geradores de IA podem ser uma ferramenta útil para o artista e, simultaneamente, uma ameaça para as carreiras criativas. As tecnologias algorítmicas têm potencial para que os modelos de IA gerem conteúdos criativos, ou para que os utilizadores criativos gerem “colaborações” com máquinas, como a arte transhumanista, refletindo as ideias de Marshall McLuhan de que a tecnologia está a estender os corpos humanos, refletindo uma visão proativa do futuro, ao mesmo tempo que tenta abordar os impactos positivos e negativos na sociedade. O nosso objetivo é aprofundar as interseções criativas das artes de média, das tecnologias imersivas e dos ambientes virtuais e da aprendizagem automática através da lente criativa do artista.


Que virtudes podem sobreviver ou prosperar nos nossos mundos artísticos através destas mudanças?
Que virtudes podem ser mantidas e reforçadas através de intervenções artísticas e explorações destas mudanças?

Oradores e artistas convidados

Informações disponíveis em inglês.

Programa

Programa completo aqui. Biografias dos oradores aqui (em inglês).

Local

Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide) – mapa

NOVA FCSH (Campus de Berna) – mapa

Para participar nas sessões via Zoom, clique aqui.


Organização da conferência: Patrícia Castello Branco (CineLab — IFILNOVA); Maile Colbert (CineLab — IFILNOVA).


Sobre o grupo de trabalho em Arte e Tecnologia do CineLab/IFILNOVA:
O grupo Arte e Tecnologia tem como propósito explorar as relações entre as práticas artísticas e o desenvolvimento de novas tecnologias. O seu principal objetivo é analisar, avaliar e discutir criticamente a forma como a aliança entre a arte e a tecnologia coloca novos desafios e oferece novas formas de responder às questões contemporâneas relacionadas com paradigmas sociais, políticos e económicos, como a justiça social, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento económico.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020, e pela NOVA FCSH no âmbito do projeto exploratório do ArgLab “(GENAI) Ensuring Human Cognitive Flourishing against the background of GENerative AI: sustaining deep minds within our new cognitive ecology”.