Mary Hesse on Materiality and Induction
Resumo
Em “Operational Definition and Analogy in Physical Theories” (1952), Mary Hesse defende uma descrição epistemológica da analogia na investigação científica que ainda hoje tem muito poucos rivais em termos de nível de pormenor e motivação. Infelizmente, o trabalho de Hesse sobre esse tema (que culmina no seu livro Models and Analogies in Science, de 1963-66, não é muito lido e ainda menos compreendido. Nesta palestra, será apresentada e discutida uma das interpretações erróneas da obra de Hesse mais difundidas, que diz respeito à distinção entre analogias “formais” e “materiais” na ciência. Essa distinção foi mencionada pela primeira vez no seu artigo de 1953, “Models in Physics”, onde Hesse afirmava que o termo “analogia” é utilizado de forma ambígua em Física, uma vez que se aplica tanto a casos de semelhança formal acidental entre as estruturas matemáticas de duas teorias físicas distintas, como a casos em que um domínio de interesse científico é utilizado como modelo de trabalho para fenómenos de outro domínio. Assim, quando, em 1963, Hesse descreve as condições mínimas para que uma analogia de um domínio científico com outro justificasse argumentos indutivos das propriedades do primeiro para as propriedades do segundo, ela defende que apenas as analogias “materiais” podem ser indutivamente significativas. Infelizmente, a versão da condição de Hesse que se tornou popular entre os comentadores recentes torna-a um assunto fácil para contra-exemplos: por exemplo, John Norton (2021) escreve que “[Hesse] deprecia a analogia fértil entre a gravidade newtoniana e a eletrostática de Coulomb” (117). O meu objetivo nesta palestra é apresentar uma interpretação da condição material de Hesse que faça justiça ao seu significado epistemológico.
Bio
Francesco Nappo é bolseiro de pós-doutoramento Marie Sklodowska-Curie no Departamento de Matemática do Politécnico de Milão. É especialista em filosofia da ciência, com foco na ética e epistemologia das práticas de modelação matemática. Atualmente, Francesco é o IR do projeto VINCE – Vetting Implicit Normativity in Climate Economics.
Este seminário será em inglês. Organização de Pietro Gori, no âmbito do projeto A “Nova Epistemologia” de Mary B. Hesse. Princípios e Legado.