CINEMA & POLÍTICA – CICLO DE CINEMA E DEBATES
Notturno
Gianfranco Rosi
2020 | 1h 40m
Trailer
Notturno foi filmado ao longo de três anos no Médio Oriente, nas fronteiras entre o Iraque, o Curdistão, a Síria e o Líbano, numa zona flagelada pela tragédia sem fim de guerras civis, ditaduras ferozes, invasões estrangeiras e a intervenção monstruosa do ISIS. Em entrevista, Rosi afirmou que ao longo deste tempo foi encontrando várias pessoas que viviam naquelas zonas de guerra e quis contar as suas histórias, mostrar a sua vida quotidiana para além do conflito, as suas tentativas para refazer a sua existência em locais onde os ecos da guerra são uma presença constante, como um pesado fardo, que impossibilita qualquer plano para o futuro. Trazendo para o primeiro plano a humanidade daqueles que vivem ao longo das fronteiras que separam a vida do inferno, Notturno é um filme de luz feito com a matéria sombria da história.
A sessão de dia 14 de julho, sobre Notturno, é acolhida pela PENHA SCO Arte Cooperativa e tem início às 19h. Conta com a participação de Gabriele De Angelis, investigador em teoria política, membro integrado do Instituto de Filosofia da NOVA e coordenador do OutLab, e Elizabeth Challinor, antropóloga social e investigadora integrada do CRIA — Centro em Rede de Investigação em Antropologia. O debate será moderado por Marta Fiolić, membro do grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas.
Entrada livre.
Cinema & Política
O ciclo de cinema e debates Cinema & Política propõe uma análise crítica e reflexiva sobre o impacto do cinema na sociedade contemporânea, abordando tanto questões filosóficas como socioeconómicas e socioculturais. Através de uma seleção cuidadosa de filmes que exploram temas relevantes, tais como poder, democracia, (des)igualdade, liberdade, justiça, resistência, memória, ecologia, globalização, entre outros, este ciclo visa estimular o debate e a reflexão sobre a relevância do cinema na compreensão do mundo de hoje.
O ciclo oferece também um espaço de discussão e troca de ideias — as sessões serão sempre seguidas por debates, moderados por investigadores e estudantes, com a participação de convidados com ligação direta ao tema proposto, procurando assim aprofundar a reflexão e fomentar a construção coletiva do conhecimento.
O ciclo é organizado pelo grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas, no âmbito das atividades do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab) e com o apoio do Laboratório de Disseminação (OutLab), em colaboração com a PENHA SCO Arte Cooperativa.