Cinema & Política: Aproximações Filosóficas

O grupo de Cinema & Política procura desenvolver um trabalho de investigação interdisciplinar sobre cinema e filosofia política, em diversos contextos (sociais, históricos e epistemológicos). Mapeando os valores e as orientações políticas das teorias clássicas e pós-modernas, bem como das filosofias do cinema e das práticas do cinema contemporâneo, o grupo investiga sobre o eventual impacto da chamada “cultura do cinema” para a sociedade num mundo globalizado.

 

As nossas metodologias aliam tarefas de disseminação — como a programação de filmes e de debates públicos — à análise de filmes e à reflexão teórica. Através de filmes específicos, procuramos chegar a algum tipo de avaliação do impacto filosófico, sociocultural e socioeconómico do cinema junto dos dilemas do mundo contemporâneo.

 

Para alcançar estes objetivos, iremos promover e intervir nos debates públicos sobre os efeitos sociais do cinema filosófico. Além disso, discutiremos o cinema como educação e, juntamente com nossas atividades de divulgação, é nossa intenção oferecer um fórum de discussão sobre diferentes temas relacionados com a relevância das práticas e conhecimentos do cinema, bem como as suas dimensões e efeitos políticos, dentro e fora da academia.