Seminário Permanente de Ensino de Filosofia
A próxima sessão do Seminário Permanente de Ensino de Filosofia estará a cargo de João Gouveia com uma apresentação intitulada Formas de utilização da carta, no ensino secundário, para construir e desenvolver argumentos.
Para participar na sessão via Zoom, use este link.
Resumo
Como texto filosófico, a carta é mais uma forma de comunicar raciocínios escritos. Mas a vasta gama de leitores possíveis tem associada a si uma variabilidade de vertentes de comunicação. Uma pesquisa superficial de cartas filosóficas levar-nos-á a encontrar cartas com um destinatário singular, cartas com um destinatário coletivo e determinado e cartas com um destinatário coletivo ainda por determinar. Através da análise de algumas citações, procurar-se-á fundamentar o seguinte princípio: mesmo que o destinatário específico da carta seja ficcionado pelo autor, por motivos metodológicos, essa ficção tem impacto na própria construção dos argumentos. E isso não acontece apenas por o destinatário ser um agente singular ou coletivo, conhecido ou desconhecido, mais ou menos determinado, mas também devido à sua posição social (e à forma como essa posição é vista pelo autor). Este fator influencia diretamente o grau de complexidade e a capacidade persuasiva dos raciocínios produzidos. É com base nesta ideia principal que se desenvolverão sugestões mais concretas sobre a utilização da carta no ensino secundário. Uma vez que tipos diferentes de carta promoverão exercícios reflexivos diferentes, é importante saber que tipos podem ser usados para treinar técnicas específicas de argumentação filosófica.
Seminário Permanente
O Seminário Permanente de Ensino de Filosofia tem por objetivo criar um grupo de discussão sobre o ensino de filosofia, em continuidade com o Mestrado de Ensino de Filosofia e de modo a incluir todos os que estejam interessados em pensar em conjunto sobre o ensino da Filosofia.
O Seminário dividir-se-á em duas partes, consistindo a 1.ª Parte numa apresentação teórica (idealmente com aplicação em contexto de sala de aula) e a 2.ª Parte na discussão e partilha de questões na Sala de Aula (dificuldades, problemas, soluções, adaptações, etc.).
O Seminário terá regularidade mensal. As sessões terão a duração de 1h30m.
Organização
Dina Mendonça (ArgLab / PAIS)
Luís Manuel Bernardo (EPLAB)
Este seminário decorrerá no âmbito das atividades do grupo de investigação Filosofia e argumentação na sociedade (PAIS), coordenado por Dina Mendonça.