Filosofia e argumentação na sociedade (PAIS)

Este grupo de investigação dedica-se ao desenvolvimento de metodologias e instrumentos teóricos capazes de abordar questões filosóficas na prática, contribuindo para os desafios societais. Com foco na argumentação e no raciocínio, são desenvolvidas ferramentas teoricamente fundamentadas e metodologias para analisar o funcionamento da linguagem, da comunicação e do raciocínio em diferentes práticas: no discurso político, na comunicação médica, nos diálogos educacionais, na publicidade, nos textos jurídicos e nas discussões, entre outras.


Fazem parte do grupo especialistas em várias áreas da filosofia, ciência cognitiva, linguística, análise do discurso e comunicação multimodal e digital, com conhecimento especializado das áreas específicas das práticas que estão a ser investigadas, através do uso de uma diversidade de métodos de pesquisa (qualitativa, quantitativa, experimental, mista). Ao nível teórico, o trabalho do grupo contribui para as áreas da teoria da argumentação, pragmática, filosofia da mente, educação e psicologia. Ao nível empírico, os investigadores aplicam as suas ferramentas inovadoras e metodologias em diferentes cenários (educação, saúde, política, … etc), propiciando uma detalhada análise das práticas humanas. Subjacente à diversidade do grupo, está a convicção da importância da interconexão entre a produção teórica e as aplicações práticas que a primeira possibilita. Algumas áreas específicas de investigação incluem:


• Filosofia e pensamento crítico na educação
• O impacto do raciocínio analógico e metafórico em vários contextos
• Raciocínio político e argumentação
• Comunicação médica
• Análise do discurso e de textos
• Contribuição da filosofia para o processo criativo
• Filosofia para crianças
• Ferramentas filosóficas para vários projetos-piloto em educação e investigação

Publicações
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livros
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2022
ArgLab • livros
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Dina Mendonça & Florian Franken Figueiredo (Eds.)
Stuttgart: Metzler (no prelo)
capítulos de livros
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2022
ArgLab • capítulos de livros
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Florian Franken Figueiredo
D. Mendonça & F. Franken Figueiredo (Eds.), Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children. Basingstoke: Springer Nature (no prelo).
artigos em revistas científicas
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2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
Florian Franken Figueiredo
Wittgenstein-Studien (no prelo).
2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
Florian Franken Figueiredo
Philosophy and Technology (no prelo).
Projetos de Investigação
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