Grupo Kant Lisboa

O Grupo Kant Lisboa é um grupo de trabalho dedicado ao estudo da filosofia de Kant e de filosofias de matriz kantiana, nomeadamente na esfera da filosofia moral e política, com um foco especial na temática dos valores ao nível ético, e sempre em ligação com outros domínios, como a estética.


Formalizado em 2022, o grupo surge na sequência das atividades que o Kant Reading Group tem vindo a desenvolver desde 2019.


Não obstante estar ancorado no EPLab, o Grupo Kant Lisboa é um grupo transversal que integra não apenas membros dos diversos laboratórios do IFILNOVA, mas estudantes de todos os níveis de ensino da FCSH.


Os seus membros publicam nas principais revistas internacionais de estudos kantianos: Kantian Review, Kant-Studien, Kant Yearbook, Con-Textos Kantianos e Estudos Kantianos. Entre as publicações coletivas do grupo destaca-se o volume Kant: Atitudes, Experiência, Valores.


Entre as principais atividades do grupo contam-se sessões mensais de leitura, apresentação e discussão de textos dedicadas à filosofia kantiana, assim como sessões regulares da EPLab Masterclass Series e uma conferência internacional anual dedicada à filosofia de Kant. Nestas atividades têm vindo a participar investigadores nacionais e internacionais tão incontornáveis como António Marques, Angela Breitenbach ou Nuria Sánchez Madrid, sempre em diálogo com estudantes dos diversos níveis de ensino da FCSH.

Publicações
+
capítulos de livros
+
2007
EPLab • capítulos de livros
The Critical Value of Reflection in Kant
The Critical Value of Reflection in Kant
António Marques
B. Piru & H. Sievers (Eds.), Terror, Peace and Universalism: Essays on the philosophy of Immanuel Kant. Oxford: Oxford University Press.
artigos em revistas científicas
+
2022
EPLab • artigos em revistas científicas
Vulnerabilities in Kantian Constructivism: Why they matter for objective normativity
Vulnerabilities in Kantian Constructivism: Why they matter for objective normativity
Susana Cadilha & Francisco Lisboa
Kant Yearbook, 14 (no prelo).