Alberto Oya
Investigador Doutorado Contratado

Alberto Oya é Doutorado em Filosofia (Universitat de Girona, UdG: 2020; Excelente Cum Laude com Menção Internacional), Mestre em Filosofia Analítica (Universitat de Barcelona, ​​UB: 2015) e Licenciado em Geografia e História (Universidad Nacional de Educacion a Distancia, UNED: 2015), e em Filosofia (Universitat de Girona, UdG: 2013).

 

Alberto Oya é autor da monografia Unamuno’s Religious Fictionalism (Palgrave Macmillan, 2020), na qual analisa a noção de fé religiosa de Miguel de Unamuno, relacionando-a com as posições não cognitivistas da fé religiosa e com as posições ficcionistas religiosas contemporâneas. Publicou dezassete (17) artigos em revistas filosóficas com revisão ​​por pares, incluindo revistas internacionais como Metaphilosophy, Sophia e Teorema. É autor de dois (2) capítulos de livros em volumes académicos especializados e foi convidado para contribuir para a Bloomsbury Encyclopedia of Philosophers. Além destas publicações, Oya traduziu para catalão e/ou espanhol as obras de George Berkeley (A Treatise Concerning the Principles of Human Knowledge), John Dewey (The Sources of a Science of Education), William James (“The Will to Believe”), WK Clifford (“The Ethics of Belief”), Charles L. Stevenson (“Persuasive Definitions”) e Louis Pojman (“Faith without Belief?”).

 

Em 2016, ganhou uma bolsa para realizar o Doutoramento na Universidade de Girona, tornando-se membro do grupo de investigação LOGOS (Universidade de Barcelona), o mais importante grupo de investigação em filosofia analítica em Espanha (AGAUR: 2017-SGR-63). Em 2019 foi ainda investigador na  Universidade de Sheffield (Reino Unido), onde esteve a trabalhar sobre argumentos pragmáticos para a crença religiosa.