Alexandra Dias Fortes
Investigadora Doutorada Contratada

Alexandra Dias Fortes é doutorada em Filosofia – Estética pela Universidade Nova de Lisboa (2016). A sua tese de doutoramento, “A importância da estética para Wittgenstein (Filosofia, método e estilo)”, centra-se na filosofia de Wittgenstein e defende a possibilidade de uma relação interna entre as práticas metodológicas e a expressão do pensamento, com o objetivo de mostrar como a atividade filosófica, enquanto uma espécie de Dichtung, pode criar novos movimentos de pensamento (Wittgenstein). Além disso, defende que Wittgenstein compartilha isso com Nietzsche, ao mesmo tempo que aponta as afinidades e diferenças entre esses autores.

 

Após a licenciatura em Filosofia em 2005 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), leccionou “Introdução à Filosofia” em vários Liceus da zona de Lisboa (2005-2010). Posteriormente, inscreveu-se no programa de estudos de doutoramento na FCSH / UNL e recebeu uma bolsa de doutoramento da FCT. Com um interesse permanente por Wittgenstein e pela estética, passa a investigar também questões relacionadas com a experiência da cidade no âmbito das suas atividades no grupo de investigação “Arte, Crítica e Experiência Estética”.

 

Apresentou e discutiu o seu trabalho no International Wittgenstein Symposia em Kirchberg, no Birkbeck College, em Londres, na Nordic Wittgenstein Society Conference em Odense, Dinamarca, e em Lisboa, no IFILNOVA, onde também co-organizou duas conferências / workshops dedicados a Wittgenstein, estética, cultura e valores.