Alberto Oya é Doutorado em Filosofia (Universitat de Girona, UdG: 2020; Excelente Cum Laude com Menção Internacional), Mestre em Filosofia Analítica (Universitat de Barcelona, UB: 2015) e Licenciado em Geografia e História (Universidad Nacional de Educacion a Distancia, UNED: 2015), e em Filosofia (Universitat de Girona, UdG: 2013).
Alberto Oya é autor da monografia Unamuno’s Religious Fictionalism (Palgrave Macmillan, 2020), na qual analisa a noção de fé religiosa de Miguel de Unamuno, relacionando-a com as posições não cognitivistas da fé religiosae com as posições ficcionistas religiosas contemporâneas. Publicou dezessete (17) artigos em revistas filosóficas com revisão por pares, incluindo revistas internacionais como Metaphilosophy, Sophia e Teorema. É autor de dois (2) capítulos de livros em volumes académicos especializados e foi convidado para contribuir para a Bloomsbury Encyclopedia of Philosophers. Além destas publicações, Oya traduziu para catalão e/ou espanhol as obras de George Berkeley (A Treatise Concerning the Principles of Human Knowledge), John Dewey (The Sources of a Science of Education), William James (“The Will to Believe”), WK Clifford (“The Ethics of Belief”), Charles L. Stevenson (“Persuasive Definitions”) e Louis Pojman (“Faith without Belief?”).
Em 2016, ganhou uma bolsa para realizar o Doutoramento na Universidade de Girona, tornando-se membro do grupo de investigação LOGOS (Universidade de Barcelona), o mais importante grupo de investigação em filosofia analítica em Espanha (AGAUR: 2017-SGR-63). Em 2019 foi ainda investigador na Universidade de Sheffield (Reino Unido), onde esteve a trabalhar sobre argumentos pragmáticos para a crença religiosa.