João Pedro Cachopo
Investigador Doutorado

João Pedro Cachopo leciona Filosofia da Música na Universidade NOVA de Lisboa. É membro do CESEM, onde coordena o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, e colaborador do IFILNOVA. Os seus interesses de pesquisa incluem o cruzamento entre estética, política e tecnologia, a relação entre as artes, e questões de performance, dramaturgia e remediação.


É o autor de A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital, publicado em Portugal (Documenta, 2020) e no Brasil (Elefante, 2021), bem como internacionalmente, numa versão expandida traduzida para inglês, sob o título The Digital Pandemic: Imagination in Times of Isolation (Bloomsbury, 2022). O livro com base na sua tese de doutoramento sobre a estética de Theodor W. Adorno, Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno (Vendaval, 2013), recebeu o prémio do PEN clube português na categoria de primeira obra em 2014. Coeditou Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017) e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014). O seu trabalho foi publicado em revistas como The Opera Quarterly, New German Critique e Sound Stage Screen, assim como em volumes coletivos como The Routledge Companion to Music and Modern Literature. Traduziu para português Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière e Theodor W. Adorno.


Entre 2017 e 2019, foi Marie Skłodowska-Curie Fellow na University of Chicago. Lecionou como professor visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016), na Universidade Estadual de Campinas (2016) e na Universidade de Brasília (2022). Foi investigador visitante na Universität Potsdam (2008), na Université Paris 8 (2009), na Humboldt-Universität zu Berlin (2010), na University of Durham (2012) e na Columbia University in the City of New York (2015). Apresentou o seu trabalho na Alemanha, na Argentina, no Brasil, nos Estados Unidos da América, em França, na Grécia, na Irlanda, em Itália, na Polónia e no Reino Unido.