Escola de Verão
Estão abertas as inscrições para os cursos de verão na NOVA FCSH. Os cursos da ESCOLA DE VERÃO (EV) são de admissão livre, o que significa que não necessita de apresentar qualquer certificado ou candidatura prévia. Os estudantes poderão optar por fazer um ou vários cursos, da mesma área ou de áreas diferentes, de acordo com os seus interesses e com a disponibilidade de horários e de vagas existentes. Todas as informações sobre preços, inscrições, avaliação e certificação, cancelamentos e desistências podem ser encontradas nesta página.
Leituras de Ontologia e História da Filosofia: O Ser e o Nada de J. Paul Sartre
3–16 jul
Ana Falcato
PRESENCIAL E ONLINE
Iniciar-se-á com este curso um périplo temático e historicamente informado sobre a génese e evolução da chamada Escola Fenomenológica. O curso será inteiramente votado a uma exploração aprofundada de O Ser o e Nada, de Jean Paul Sartre, apresentando aos alunos uma leitura crítica e aprofundada de uma das principais obras de filosofia escritas no século XX — um texto com dúvidas intelectuais assumidas perante figuras e obras precursoras na história da filosofia como sejam Descartes, Kant e Heidegger. A abordagem a L’Être et le Néant passará pelos principais momentos de análise do texto publicado em 1943, com especial ênfase na longa introdução (‘L’idée de Phénomène’), nos capítulos sobre a cisão ontológica entre En-Soi e Pour-Soi, passando pela análise cuidada que Sartre faz da postura de Má-Fé e respetiva sabotagem ao primado ontológico da liberdade radical, e ainda pelas análises aturadas de tentativas (sempre goradas) de relação concreta com um Outro, ancoradas no célebre capítulo sobre a alteridade (Le Pour-Autrui, in L’Être et le Néant, Terceira Parte).
Philosophy, Aesthetics and Environmental Values
15–19 jul
PRESENCIAL
Giovanbattista Tusa
The course will familiarise the student with key concepts and historical transformations that underpin critical theory and philosophy, and art in the contemporary age. We will look at the impact of key philosophical, cultural, and political discourses, and examine different theoretical perspectives and critical debates in relation to ecology and environmental humanities. The students are asked to reflect, elaborate, create and possibly present their work and will gain valuable knowledge in the fields of philosophy, art, critical media, and environmental humanities.
Curso lecionado em inglês.
Philosophy of Violence
26 ago – 4 set
PRESENCIAL
Libera Pisano
The course aims to explore the multifaceted nature of violence and its theoretical implications within 20th-century philosophical thought. Beyond its mere political dimensions, violence raises a wide array of questions spanning from human rights to divine authority, from revolution to governance, and from metaphysics to the philosophy of history. The course will consider Walter Benjamin’s pivotal fragment on violence, Hannah Arendt’s reflection on violence and power; Judith Butler’s assertive form of non-violence; and Elsa Dorlin’s study on self-defence as a means of resistance for marginalized bodies.
Curso lecionado em inglês.
Introdução ao pensamento de F. Nietzsche
2–12 set
PRESENCIAL
Paolo Stellino, Antonio Cardiello, Bartholomew Ryan, Luís Aguiar de Sousa, Marta Faustino, Pietro Gori
O curso propõe-se oferecer uma abordagem introdutiva ao pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O objetivo é, em primeiro lugar, aprofundar as questões que Nietzsche elabora no decurso da sua obra e que representam as etapas fundamentais do pensamento contemporâneo ocidental. Em segundo lugar, serão tratadas questões relativas à metodologia de estudo e análise de textos filosóficos.
Cinefilia na Era Digital
2–13 set
ONLINE
Maria Irene Aparício, Paulo Portugal
Este projeto assume o objetivo de contribuir para uma redescoberta da cinefilia na era digital. Uma problemática que se insere no contexto da história, preservação e digitalização do cinema português, bem como as principais experiências internacionais de divulgação do cinema de património. Procura-se com este curso conferir conhecimentos adequados à compreensão do seu alcance técnico-prático, bem como as diversas metodologias implicadas. O estudo reflete o panorama da transição digital e o frutuoso diálogo de valorização do arquivo de cinema de património que se foi estabelecendo entre diferentes ferramentas de mediação académica, como os estudos de cinema, a história de arte, as humanidades, a antropologia ou a “literária fílmica”.