O Grupo de Estudos sobre Nietzsche (LNG, anteriormente Nietzsche International Lab/NIL) é um grupo de investigação dedicado ao estudo da obra e do pensamento de Friedrich Nietzsche, à cultura do seu tempo e à relevância do seu legado nos nossos dias. O LNG foi criado em 2009 pelos investigadores João Constâncio, Maria João Mayer Branco e Katia Hay. Desde então, obteve financiamento para 10 bolsas de pós-doutoramento (FCT) bem como para 3 projetos de investigação financiados pela FCT e um projeto co-financiado pela FCT e DAAD (Alemanha). O primeiro projeto, “Nietzsche e o debate contemporâneo sobre o sujeito“, decorreu entre 2011 e 2014; o segundo, “A Pluralidade do Sujeito em Nietzsche e Pessoa” entre 2014-2015; o terceiro, “Nietzsche sobre o niilismo e o valor da arte – fragmentos”, entre 2018 e 2022. O grupo é atualmente coordenado pelo investigador Paolo Stellino.
Desde a sua formação, o LNG estabeleceu protocolos de colaboração com vários dos mais importantes centros de investigação sobre Nietzsche, como por exemplo o Centro Interuniversitario “Colli-Montinari” (Itália), o Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart (Alemanha), a Association HyperNietzsche e a Equipe Nietzsche (ITEM-ENS/CNRS, França), o Grupo de Estudos Nietzsche (Brasil) e a Red Iberoamericana de Estudios Nietzsche (RIEN). Todos os membros do LNG colaboram ativamente com estes centros, dos quais são também membros, participando regularmente nos seus seminários e reuniões ou até fazendo parte das suas comissões científicas. Enquanto membros do LNG, estes investigadores publicaram, desde 2011, uma grande quantidade de livros sobre Nietzsche (autoria e/ou edição), mais de 30 artigos em revistas indexadas, como a Nietzsche-Studien (Alemanha), os Cadernos Nietzsche e os Estudos Nietzsche (Brasil), e mais de 100 publicações noutras revistas da especialidade.
O grupo tem uma página de Facebook onde publica regularmente informação sobre eventos, cursos, chamadas para artigos, novas edições, etc.