Grupo de Estudos sobre Nietzsche

O Grupo de Estudos sobre Nietzsche (LNG, anteriormente Nietzsche International Lab/NIL) é um grupo de investigação dedicado ao estudo da obra e do pensamento de Friedrich Nietzsche, à cultura do seu tempo e à relevância do seu legado nos nossos dias. O LNG foi criado em 2009 pelos investigadores João Constâncio, Maria João Mayer Branco e Katia Hay. Desde então, obteve financiamento para 11 bolsas de pós-doutoramento (FCT), 7 contratos de investigador doutorado, 5 bolsas de doutoramento, bem como para 3 projetos de investigação financiados pela FCT e um projeto co-financiado pela FCT e DAAD (Alemanha). O primeiro projeto, “Nietzsche e o debate contemporâneo sobre o sujeito”, decorreu entre 2011 e 2014; o segundo, “A Pluralidade do Sujeito em Nietzsche e Pessoa” entre 2014-2015; o terceiro, “The Crisis of Nihilism — Nietzsche’s Critique of Values and its Reception in German Literature and Aesthetics”, entre 2017 e 2019; o quarto, “Nietzsche, o niilismo e o valor da arte – fragmentos”, entre 2018 e 2022. O grupo é atualmente coordenado pelo investigador Paolo Stellino.


Desde a sua formação, o LNG estabeleceu protocolos de colaboração com vários dos mais importantes centros de investigação sobre Nietzsche, como por exemplo o King’s College London (a partir de 2023, o “London Nietzsche Seminar” passou a ser conhecido como “King’s and Nova Nietzsche Seminar”), o Seminario Permanente Nietzscheano (Istituto Italiano di Studi Germanici, Itália), o Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart (Alemanha), a Association HyperNietzsche e a Equipe Nietzsche (ITEM-ENS/CNRS, França), o Grupo de Estudos Nietzsche (Brasil), o grupo CLEPO (Cuerpo, lenguaje y poder: lecturas contemporáneas a partir de Nietzsche) da Universidade Complutense de Madrid e a Red Iberoamericana de Estudios Nietzsche (RIEN). Todos os membros do LNG colaboram ativamente com estes centros, dos quais são também membros, participando regularmente nos seus seminários e reuniões ou até fazendo parte das suas comissões científicas.


O LNG tem forte reconhecimento internacional, e foi reconhecido como um polo internacional de excelência na área dos estudos filosóficos pelo último painel de avaliação do IFILNOVA. As publicações do grupo incluem mais de uma dezena de livros em editoras prestigiadas como Bloomsbury, Palgrave e Walter de Gruyter, bem como 50 artigos indexados nas melhores revistas especializadas em estudos nietzschianos (incluindo as Nietzsche-Studien) e dezenas de outros em coleções de ensaios e atas de congresso.


O LNG publicou recentemente uma Introdução a Nietzsche (P. Gori, org.) em acesso aberto que se encontra disponível aqui.


O grupo tem uma página de Facebook onde publica regularmente informação sobre eventos, cursos, chamadas para artigos, novas edições, etc.


Edições de referência das obras nietzschianas:


  • Edição crítica standard publicada pela editora Walter DeGruyter (KGW/KGB, KSA/KSB): Nietzsche Online (acesso fornecido pelo IFILNOVA no campus; para acesso remoto, ver aqui);
  • Edição crítica digital de acesso livre (eKGWB): Nietzschesource.
Publicações
+
livros
+
2016
CultureLab • livros
Il pragmatismo di Nietzsche. Saggi sul pensiero prospettivistico
Il pragmatismo di Nietzsche. Saggi sul pensiero prospettivistico
Pietro Gori
Milano: Mimesis
capítulos de livros
+
2021
CultureLab • capítulos de livros
Nietzsche e a cultura europeia
Nietzsche e a cultura europeia
Bartholomew Ryan
P. Gori (Ed.), Introdução a Friedrich Nietzsche. Lisboa: Tinta-da-China (no prelo).
2021
CultureLab • capítulos de livros
Also Spuke Zerothruster e the Bringer of Plurabilities: James Joyce e Friedrich Nietzsche
Also Spuke Zerothruster e the Bringer of Plurabilities: James Joyce e Friedrich Nietzsche
Bartholomew Ryan
M. J. M. Branco, & J. Constâncio (Eds.), Nietzsche e as Artes. Lisboa: Tinta-da-China (no prelo).
2017
CultureLab • capítulos de livros
Philosophy and the Great Health: Nietzsche’s Gesundheitslehre and Sickness as a Fish-Hook of Knowledge
Philosophy and the Great Health: Nietzsche’s Gesundheitslehre and Sickness as a Fish-Hook of Knowledge
Marta Faustino
C. Denat, & P. Wotling (Eds.), Humain, trop humain et les débuts de la réforme de la philosophie (pp. 243-264). Reims: Épure – Éditions et Presses Universitaires de Reims.
artigos em revistas científicas
+