CultureLab
06/02/2024
Opções livres oferecidas pelo IFILNOVA
2.º semestre
BIBLIOTECA

Enriqueça o seu currículo com a participação em projetos de investigação ou unidades curriculares que lhe darão outra perspetiva e competências. As inscrições podem ser realizadas no Inforestudante. A escolha destas opções está sujeita à aprovação pelos coordenadores dos cursos.

Para um mapeamento da filosofia como modo de vida

Este semestre, o IFILNOVA oferece a possibilidade de integração num projeto de investigação a 5 estudantes de mestrado e doutoramento. O curso, orientado pela investigadora Marta Faustino, pelo Prof. António de Castro Caeiro e pelos investigadores Luís Aguiar de Sousa e Bartholomew Ryan, será lecionado em português e inglês. Mais informações sobre os objetivos da UC e a bibliografia aqui (mestrado) e aqui (doutoramento).

EcoPraxis: Seminário de investigação em teoria e práticas críticas no Antropoceno

O seminário de investigação pretende integrar estudantes de doutoramento num ambiente de investigação que lhes oferece a possibilidade de desenvolver e aplicar conhecimentos metodológicos, bem como proporcionar um contacto prático com ferramentas mais imediatamente relacionadas com a investigação, tais como bases de dados ou bibliotecas especializadas. Ao mapear trajetórias recentes das artes contemporâneas, teoria crítica e estudos pós-coloniais e indígenas, o curso articula estes campos de investigação com a ecologia política, ao mesmo tempo que critica estas trajetórias e procura fornecer alternativas para a produção de conhecimento no presente. A componente inovadora do curso reside no facto de ser um laboratório e não um curso convencional: pede-se aos alunos e alunas que reflitam, elaborem, criem e apresentem os seus trabalhos e hipóteses sobre a era contemporânea. Durante o curso, procurar-se-á articular hipóteses sobre perspetivas futuras de investigação, incluindo o futuro das imagens e as suas implicações políticas a partir de perspetivas de género, pós-coloniais e ecológicas. A unidade curricular dialoga com várias outras unidades curriculares do curso de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, sendo um seminário interdisciplinar que será lecionado em inglês. O docente responsável, o investigador Giovanbattista Tusa, tem trabalhado sobre política radical, cinema, ecocriticismo, realismo ontológico e os estudos animais. Mais informação sobre a UC aqui.

Estética Urbana: Filosofia, Arte e Cidade

Este curso introdutório à estética da cidade e aberto a todos os estudantes de licenciatura, pretende desenvolver temas e problemas da atualidade, abordando os conceitos-chave da estética urbana, bem como algumas questões tradicionais e contemporâneas levantadas pela experiência urbana e pelas práticas artísticas na e da cidade. Juntamente com esta abordagem temática e conceptual, o curso visa apresentar alguns dos textos históricos mais influentes acerca da experiência da cidade escritos por Simmel, Benjamin, Lefebvre ou Michel de Certeau, para citar apenas alguns. A relação entre a filosofia, as artes e a cidade adquiriu formas novas e significativas no último século e meio, período que corresponde ao desenvolvimento das metrópoles modernas e contemporâneas. Isto deve-se ao facto de as cidades suscitarem problemas estéticos estimulantes, no sentido mais lato da noção de estética, ou seja, tanto no que diz respeito à forma como as sentimos e as percebemos, como às estruturas espaço-temporais que nelas condicionam as nossas experiências. Ao centrar-se na estética filosófica, o curso irá divergir de uma perspetiva própria do planeamento urbano, prestando uma atenção particular ao lugar e função da reflexão estética face aos muitos desafios sociais, políticos e éticos colocados pelas cidades contemporâneas. O curso será lecionado em inglês pelos investigadores Nélio Conceição e Nuno Fonseca. Mais informações sobre a UC aqui.

Introdução à ética (através do cinema)

A tomada de decisões é uma parte essencial da nossa vida privada e profissional. As decisões dizem frequentemente respeito a questões moralmente sensíveis. Nesses casos, temos tendência a recorrer a familiares, amigos e colegas e a pedir-lhes ajuda e conselhos. Assim, tomamos decisões morais com base nas nossas intuições morais. Mas como podemos ter a certeza de que o que as nossas intuições morais nos dizem para fazer é a coisa certa a fazer? Como é que surgem as intuições morais? As minhas intuições morais são fiáveis? Este curso, aberto a todos os estudantes de licenciatura, tem como objetivo dar uma resposta a estas questões fundamentais. O curso irá abordar o estudo da ética com o auxílio de filmes específicos e será lecionado em inglês pelo investigador Paolo Stellino. Mais informações sobre a UC aqui.