O projeto EACH oferecerá aos educadores ferramentas para poderem cultivar competências transversais fundamentais (pensamento crítico, competências sociais e competências metacognitivas), assim como competências digitais nos estabelecimentos de ensino ao nível do pré-escolar, através da implementação de ações educativas participativas (baseadas, por exemplo, na abordagem “Comunidade de Inquérito”). O projeto em Portugal conta com o apoio da Apei (Associação de Profissionais de Educação de Infância).
O projeto assenta numa interação inteligente entre educação, filosofia, psicologia e educação para os media fazendo das competências de cidadania digital o foco do diálogo e das práticas colaborativas no que diz respeito à consciência ambiental, dada a necessidade urgente de um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental e contra as alterações climáticas.
De forma a garantir uma intervenção harmoniosa no Consórcio das equipas dos cinco diferentes países envolvidos (Portugal, Itália, Alemanha, Eslovénia e Polónia), a sensibilização para os desafios ambientais e as alterações climáticas será o enquadramento para fundamentar e integrar todas as ações educativas planeadas.
Cooperativa Assistenza Disabili infermi Anziani Infanzia (Itália)
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Itália)
Uniwersytet Gdański (Polónia)
Inter-Kulturo Mednarodni Kulturno Izobraževalni Center D.O.O. (Eslovénia)
Studio Gaus GMBH (Alemanha)
Fundacja Be Montessori (Polónia)
Filò – Il filo del pensiero (Itália)
Externato João XXIII – Colégio Educação Viva Estabelecimento de Ensino LDA (Portugal)