Estão disponíveis para escuta no Soundcloud do IFILNOVA todos os episódios de Ruas de sentido único, um programa de rádio organizado por Maria Filomena Molder, Nélio Conceição e Nuno Fonseca, no âmbito do projeto de investigação financiado pela FCT “OBRA – Fragmentação e Reconfiguração: A experiência da cidade entre arte e filosofia” (PTDC/FER-FIL/32042/2017), e transmitido pela Antena 2.
As cidades são campos de forças, nebulosas de passos, acampamentos de vivos e mortos. Ruas do tempo, intimações do presente, ruas de sentido único.
Sob a égide de Walter Benjamin, que inerva de múltiplos modos este projeto, surgiu de forma algo espontânea o título Ruas de sentido único.
Tal como o livro publicado por Benjamin [Einbahnstrasse, de 1928], composto de breves textos fragmentários e heterogéneos (autobiográficos, alegóricos, aforísticos ou meramente descritivos) urdidos pelas suas vivências, deambulações e observações urbanas, o programa visa partilhar, dar a ouvir e a pensar experiências, pontos de vista e impressões singulares sobre lugares, percursos, atmosferas, encontros, sons e acústicas, ou histórias de e em cidades, que, de algum modo, afetaram, ressoaram e se exprimiram nas vidas e nas obras de convidados, vivos ou já falecidos.
O propósito é, assim, fazer, a partir de fragmentos e depoimentos diversos, necessariamente seletivos e incompletos, como que uma série de topografias sensíveis da cidade ou das cidades, que são traduzidas pela palavra falada e ilustradas pelas micronarrativas e paisagens sonoras.
Na 1.ª série, cada programa centra-se num convidado – músico, fotógrafo, cineasta, ensaísta, poeta, artista plástico, arquiteto, filósofo… – partilhando diferentes perspetivas e sensibilidades acerca da(s) cidade(s) em que habita(ra)m (que visitaram ou da qual fugiram), e/ou num tema da experiência urbana. Para além de conversas e/ou leituras, há ilustrações sonoras, musicais ou documentais, de locais, zonas ou atmosferas da cidade em foco.
Na 2.ª série continuamos à volta da cidade, de várias cidades, num movimento de reflexão que procura combinar a circulação, o retorno das questões que sabemos incontáveis, com as saídas certeiras, mesmo que sejam apenas pequenos desvios.
Maria Filomena Molder, Nuno Fonseca e Nélio Conceição são os responsáveis pela pesquisa, pela preparação, guião, locução e realização dos programas; as breves conversas radiofónicas são conduzidas por Maria Filomena Molder.
O programa completo pode ser escutado aqui.