Maria Irene Aparício (Ph.D., Universidade Nova de Lisboa, 2011) é investigadora no CineLab – Laboratório de Cinema e Filosofia e Professora Auxiliar no Departamento de Ciências de Comunicação da NOVA FCSH – UNL. Actualmente é PI do Projecto A-PLACE Linking places through networked artistic practices, financiado pela EACEA – Education, Audiovisual and Culture Executive Agency | Creative Europe | European Commission, sob a Coordenação de Leandro Madrazo (La Salle School of Architecture, Ramon Llull University, Barcelona).
É investigadora no projeto “A Integração de Refugiados: uma avaliação dos deveres morais de assistência e das políticas de integração no cotexto das políticas e dos valores europeus“, desenvolvido no contexto do EPLab, sob a Coordenação de Gabriele De Angelis. Entre 2008 e 2013 foi investigadora no projeto Cinema e Filosofia: Mapa de um Encontro.
O seu trabalho de pesquisa e reflexão está atualmente focado nas relações do Cinema com as outras Artes, e com as Humanidades, nomeadamente nas temáticas da memória, ética e estética e respectivas dimensões filosóficas. Doutorou-se em Ciências da Comunicação, especialidade Cinema, na Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Luz e Arquitectura do Espaço no Cinema: Imagem, Memória e Emoção na Década da Mente”. É autora de vários artigos e ensaios, nomeadamente sobre arte, percepção e ciência, tendo apresentado várias comunicações e palestras sobre as implicações epistemológicas e artísticas do cinema.
As suas áreas de estudo incluem Cinema e Filosofia (e.g. percepção, cognição, e linguagem do cinema); Cinema e História: Ética, Estética e Memória (e.g. formas, espaço, tempo, impacto social e emoções), com particular destaque na relação com o Cinema Português. É editora da Secção Recensão da Revista Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, e editora e fundadora da artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação, projecto online desde 2005.