Sjoerd van Tuinen
Investigador Doutorado

Com experiência em todo o espectro da filosofia continental, sou sobretudo interessado por metafísica, estética, teoria social e política e na história da filosofia moderna. A minha investigação consiste em intervenções sobre a filosofia clássica e contemporânea e projetos multimédia nas artes e humanidades. Sou especialista em pragmatismo, teoria crítica, (pós-)estruturalismo e suas implicações práticas para o marxismo, feminismo, pós-colonialismo e ambientalismo. Concentro-me em questões relativas à subjetividade, hábito e habitat, (história da) arte, media e tecnologia, afeto político e comunhão, enquanto me baseio em autores clássicos como Leibniz, Hegel, Marx, Nietzsche, Bergson, Whitehead, Heidegger, Adorno e Deleuze. A maior parte do meu trabalho está disponível aqui.


Atualmente sou Professor Associado de Filosofia na Erasmus University Rotterdam (perfil). Depois de ter estudado Sociologia e Filosofia em Roterdão, Roma e Leipzig, terminei o doutoramento em Filosofia pela Universidade de Ghent (2009) com uma dissertação sobre Deleuze e as explicações neomonadológicas da constituição da subjetividade. Em 2008-9, trabalhei como professor na Universidade de Maastricht. Fui professor convidado na Universidade de Stellenbosch (2005) e na Academia de Belas-Artes de Viena (2013), investigador na Universidade Humboldt de Berlim (2014) e na Universidade Fordham (2016) e Fung Global Fellow na Universidade de Princeton (2017-18). Recebi várias bolsas de investigação, entre elas a NWO-Veni, e editei mais de duas dezenas de filmes, volumes e edições especiais, incluindo uma série de livros teóricos interdisciplinares em colaboração com V2_, Lab for the Unstable Media.


Últimos livros: The Dialectic of Ressentiment: Pedagogy of a Concept (Routledge, 2023), The Philosophy of Mannerism: From Aesthetics to Modal Metaphysics (Bloomsbury, 2022), To Mind is to Care (ed., V2_Publishers, 2019), Art History after Deleuze and Guattari (com Stephen Zepke, Leuven UP, 2017).