ArgLab
Projeto de Investigação
Filosofia para Crianças e a Aurora da Intuição Moral: Valores e Razões na Racionalidade e Razoabilidade

A Filosofia para Crianças ilustra bem como a Filosofia pode ter um papel decisivo para estabelecer capacidade de reflexão e raciocínio de excelência necessária para uma cidadania inclusiva (Lipman 1988, Lipman 1998, Sharp 1993, Sharp 1995, Daniel 1997, Gregory 2004, Kennedy 2006, McCall 2009, Millett & Tapper 2011, Kohan 2014). O objectivo do projeto é o de desenvolver investigação na área da Ética em Filosofia para Crianças mostrando como esta metodologia pedagógica e filosófica é crucial para o bom desenvolvimento ético dos cidadãos, e estabelecendo uma interdisciplinaridade com a Teoria da Argumentação e criar um terreno rico para o corpo teórico de ambas. Assim, o projecto mostrará o modo como a informação e a força normativa das emoções (Lipman 1995, Sharp 2007, Mendonça 2008, Murris 2012) interage pertinentemente com as capacidades argumentativas fortalecendo a capacidade argumentativa e de diálogo ao adicionar as emoções porque se projecta uma integração global dos valores e razões nos processos de deliberação e de reflexão.


Além disso, a equipa do projecto irá desenvolver material pedagógico para a realização de sessões práticas garantindo a excelência científica dos materiais pedagógicos concebidos a partir de textos da tradição Ética da História da Filosofia. Os materiais didáticos pretendem estabelecer a prática de reflexão sobre questões éticas mediadas por um facilitador qualificado e serão testados em contexto de sala de aula. Os materiais didáticos precisam de ser apoiados e concebidos a partir das reflexões filosóficas para promover a excelência de pensamento da disciplina (Lipman 2009, Gregory 2011, Gorard et al. 2015).


A dimensão prática do projeto será também uma das formas de desenvolver de forma mais profunda a proposta teórica de investigação. Deste modo, o projecto mostrará que a natureza da Filosofia para Crianças obriga a uma relação entre a metodologia e o quadro teórico filosófico que a sustenta (Lipman2003). Na adopção dessa postura teórica-prática reconhecemos como a Filosofia para Crianças podem contribuir para a aquisição de um pensamento critico-ético que vai além das capacidades critico-cognitivas porque desenvolver uma capacidade de uma racionalidade prática que se espelha numa madura capacidade de razoabilidade (Prichard 1996, Gasparatou 2017, Costa-Carvalho/Mendonça 2017).

Publicações
2022
ArgLab • livros
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Dina Mendonça & Florian Franken Figueiredo (Eds.)
Stuttgart: Metzler.
2022
ArgLab • capítulos de livros
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Florian Franken Figueiredo
D. Mendonça & F. Franken Figueiredo (Eds.), Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children. Basingstoke: Springer Nature (no prelo).
2022
ArgLab • capítulos de livros
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Dina Mendonça
N. S. Miras Boronat & M. Bella (Eds.), Women in Pragmatism: Past, Present, and Future. Switzerland: Springer.
2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
Florian Franken Figueiredo
Wittgenstein-Studien (no prelo).
2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
Florian Franken Figueiredo
Philosophy and Technology (no prelo).