A Filosofia para Crianças ilustra bem como a Filosofia pode ter um papel decisivo para estabelecer capacidade de reflexão e raciocínio de excelência necessária para uma cidadania inclusiva (Lipman 1988, Lipman 1998, Sharp 1993, Sharp 1995, Daniel 1997, Gregory 2004, Kennedy 2006, McCall 2009, Millett & Tapper 2011, Kohan 2014). O objectivo do projeto é o de desenvolver investigação na área da Ética em Filosofia para Crianças mostrando como esta metodologia pedagógica e filosófica é crucial para o bom desenvolvimento ético dos cidadãos, e estabelecendo uma interdisciplinaridade com a Teoria da Argumentação e criar um terreno rico para o corpo teórico de ambas. Assim, o projecto mostrará o modo como a informação e a força normativa das emoções (Lipman 1995, Sharp 2007, Mendonça 2008, Murris 2012) interage pertinentemente com as capacidades argumentativas fortalecendo a capacidade argumentativa e de diálogo ao adicionar as emoções porque se projecta uma integração global dos valores e razões nos processos de deliberação e de reflexão.
Além disso, a equipa do projecto irá desenvolver material pedagógico para a realização de sessões práticas garantindo a excelência científica dos materiais pedagógicos concebidos a partir de textos da tradição Ética da História da Filosofia. Os materiais didáticos pretendem estabelecer a prática de reflexão sobre questões éticas mediadas por um facilitador qualificado e serão testados em contexto de sala de aula. Os materiais didáticos precisam de ser apoiados e concebidos a partir das reflexões filosóficas para promover a excelência de pensamento da disciplina (Lipman 2009, Gregory 2011, Gorard et al. 2015).
A dimensão prática do projeto será também uma das formas de desenvolver de forma mais profunda a proposta teórica de investigação. Deste modo, o projecto mostrará que a natureza da Filosofia para Crianças obriga a uma relação entre a metodologia e o quadro teórico filosófico que a sustenta (Lipman2003). Na adopção dessa postura teórica-prática reconhecemos como a Filosofia para Crianças podem contribuir para a aquisição de um pensamento critico-ético que vai além das capacidades critico-cognitivas porque desenvolver uma capacidade de uma racionalidade prática que se espelha numa madura capacidade de razoabilidade (Prichard 1996, Gasparatou 2017, Costa-Carvalho/Mendonça 2017).
Maria Gabriela Azevedo e Castro
Paula Pereira Vieira