ArgLab
30/10/2024
Novo projeto Horizonte Europa
4 vagas para investigadores
trent erwin UgA3Xvi3SkA unsplash

A equipa de investigadores do IFILNOVA coordenada por Marcin Lewiński (ArgLab-IFILNOVA) e composta por Gabriele de Angelis (EpLab-IFILNOVA) e Giulia Terzian (ArgLab-IFILNOVA), bem como pela linguista computacional Raquel Amaro (CLUNL: Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa), está a lançar um novo projeto intitulado Espaços Multilingues e Multiculturais para Deliberação Política. Vencedor no concurso altamente competitivo Horizon Europe “Passado, presente e futuro das democracias”, o projeto arranca em dezembro de 2024 e terá a duração de 3 anos. A equipa da NOVA faz parte do consórcio de 9 parceiros coordenado pela Weblyzard Technology em Viena, Áustria e composto por institutos universitários de investigação, organizações da sociedade civil e parceiros tecnológicos de toda a Europa. O objetivo do consórcio é identificar várias formas de injustiça comunicativa que dificultam a deliberação política aberta – sejam elas linguísticas ou argumentativas – e propor-lhes soluções baseadas na teoria e orientadas pela tecnologia, com especial enfoque nas minorias linguísticas e culturais.


Nas próximas semanas, o projeto abrirá 4 vagas para investigadores integrarem a equipa da NOVA: 1 contrato de investigador auxiliar, 1 bolsa de pós-doutoramento e 2 bolsas de doutoramento. Cada uma destas posições é financiada a 30 meses e terá início na primeira parte de 2025 (fevereiro-abril).


INFORMAÇÕES BÁSICAS


Duração: 1 de dezembro de 2024 – 30 de novembro de 2027

Financiamento total: 2 998 251,25€

Financiamento da NOVA FCSH: 414 375,00€

Equipa da NOVA FCSH: Marcin Lewiński (IFILNOVA, IR), Gabriele de Angelis (IFILNOVA), Raquel Amaro (CLUNL), Giulia Terzian (IFILNOVA)

+ investigador(a) auxiliar contratado(a), bolseiro(a) de pós-doutoramento, 2 bolseiros(as) de doutoramento


Para uma descrição mais detalhada, consulte a página do projeto.