Dina Mendonça (Ph.D. Universidade da Carolina do Sul, EUA, 2003) trabalha em Filosofia das Emoções e Filosofia da Educação com especial foco em Filosofia para Crianças. A sua pesquisa concentra-se no desenvolvimento de uma Abordagem Situada às Emoções que toma as emoções como ocorrências situadas, dinâmicas e ativas (Mendonça, 2012). Esta investigação de carácter pragmatista e inspiração Deweyiana visa elaborar uma interpretação crítica da filosofia das emoções, esclarecendo problemas e vantagens de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas ao estudo da emoção, bem como de identificar os principais temas das teorias das emoções (paradoxo da ficção, partilha de emoções, etc.) e outras complexidades do mundo emocional (variabilidade de valência emocional, processos meta-emocionais, etc.). Além disso, ensina Didática da Filosofia, concentrando-se no papel da Escrita para a educação e o desenvolvimento contínuo do pensamento, e cria material original para a aplicação da filosofia em todas as etapas escolares e como apoio geral aos processos de criação artística.